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dc.contributor.advisorKilimnik, Zélia Miranda
dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula Gomes Braga de
dc.date.accessioned2022-08-26T16:58:55Z
dc.date.available2022-08-26T16:58:55Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/948
dc.descriptionTrabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas.pt_BR
dc.description.abstractA discussão subjacente ao presente estudo está associada ao confronto entre as percepções do médico e do paciente em torno dos fatores que constituem o reconhecimento do sucesso profissional. Tal discussão traz à tona questões mais subjetivas da relação médico-paciente, conduzindo o estudo à busca pela compreensão dos critérios utilizados pelo médico na condução de sua carreira, em associação com o diagnóstico de âncoras de carreira, bem como na adequação de sua conduta profissional às expectativas do paciente. A metodologia de pesquisa utilizada caracterizou-se por ser de natureza qualitativa, com uso de entrevistas em profundidade e grupos de foco. Quanto aos resultados, o estudo demonstra que as expectativas do paciente se refletem não só nos resultados de produção do serviço percebidos, mas no processo de prestação de serviço em si. Isto conduz o médico a uma trajetória marcada por muitos esforços relacionados pela conquista da competência técnica, bem como pelo desenvolvimento de habilidades interpessoais para o estabelecimento de uma relação satisfatória e o conseqüente reconhecimento pelo sucesso. A conclusão do estudo apresenta as principais contribuições práticas e teóricas acerca do investimento, pelo médico, na estratégia competitiva voltada para a mudança da imagem e da experiência de serviços aos olhos do paciente. Foram encontradas evidências de que o sucesso ou fracasso de um médico pode ser, pelo menos em parte, atribuído à capacidade de transformar positivamente a experiência do paciente como o resultado de várias interações interpessoais e humanas. Nesta perspectiva, é possível concluir que a expectativa do paciente corresponde ao que se espera do comportamento de um líder (expertise, empatia e desinteresse). Como recomendação de pesquisas futuras, o estudo propõe maior aprofundamento sobre a percepção dos médicos de suas relações com o paciente, de forma a conduzi-lo estrategicamente ao sucesso profissional. Necessário compreender de que forma os médicos lidam com as elevadas expectativas em torno de seu desempenho e como podem buscar orientação para o desenvolvimento de um perfil de liderança.pt_BR
dc.description.abstractThe present case study’s underlying debate is associated with confrontation between the doctor and the patient’s perceptions of factors that constitute recognition of professional success. Such debate brings to the table more subjective questions of the doctor-patient relation, leading the case study in search for knowledge of the criteria used by the doctors in their career conduction, in association with career anchors’ diagnosis, as well as in the adequacy of their professional behavior to the patient’s expectations. The research methodology was characterized by been qualitative in nature, using profound interviews and focus group. As for results, the case study demonstrates that the patient’s expectations not only reflect in the noticed service production, but also in the process management. This leads the doctor to a trajectory of many efforts related by the conquest of technical ability as well as interpersonal abilities’ development of a satisfactory relation and it’s consequent recognition of success. The case study conclusion presents the main practical and theoretical contributions concerning the doctor’s investments in a competitive strategy directed toward changes of image and services experience through the eyes of the patient. It were found evidencies that a doctor’s success or failure can be, at least in part, attributed to his or her capacity of become the patient’s experience as a result of interpersonal and human interactions. In this perspective, it is possible to conclude that the patient expectations corresponds to what is expected of a leader behavior (expertise, emphasize and disinterest). As recommendations for future research, the case study indicates a greater deepening on the doctors’ perception of its relations with the patient, as a way of strategically leading him or her to professional success. Necessary to understand the way the doctors deal with high expectations towards their performance and how they can search for orientation for the development of a leadership profile.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectMédico e pacientept_BR
dc.subjectSucessopt_BR
dc.titleIndicadores de sucesso na carreira médica: um estudo sobre as percepções do profissional e do paciente em associação com o diagnóstico de âncoras de carreirapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.contributor.advisor-coTeixeira, Luiz Antônio Antunes
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Administração e Ciências Econômicaspt_BR


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