Risco social: uma proposta de modelo de gestão para empreendimentos sustentáveis de mineração
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Data
2015Autor
Maciel, Ana Carolina de Moura
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Ainda que esteja cada vez mais clara a correlação e interdependência entre empresas e sociedade, e o surgimento de um novo mapa de riscos, a abordagem do risco social é recente e sua forma de gestão encontra-se ainda em vias de construção. O risco social no ambiente das empresas surge, assim, como qualquer outro risco, quando comportamentos ou ações das corporações criam vulnerabilidades. Assim, a proposta desta dissertação foi unir a contextualização do risco social para os negócios, as premissas de sustentabilidade e responsabilidade social das organizações e a necessidade em estabelecer mecanismos para o seu gerenciamento, sendo o objetivo principal validar um modelo de gestão de risco social para aplicação em empreendimentos sustentáveis de mineração e posterior ampliação a outros setores. Para isso, investigaram-se os atuais riscos existentes no contexto de atuação das organizações e suas variáveis, além dos fatores constituintes do risco social para as organizações, que foram considerados na proposição de um modelo de gestão de risco social. A pesquisa aplicada junto a 120 profissionais de uma empresa atuante na área de mineração permitiu a validação do instrumento de escala de risco social, ao mesmo tempo que viabilizou a aplicação de um teste-piloto para o modelo proposto para a gestão desse risco. A validação do modelo permitiu concluir que dois são os cenários macro da gestão do risco social – ambiente externo e ambiente interno –, que assumiram igual relevância para a estrutura de gerenciamento do risco social. O ambiente externo mapeado é constituído por quatro fatores: intangíveis, tangíveis, legal/regulatório e meio ambiente, analisados nessa sequência quanto ao grau de importância e priorização para uma gestão eficaz. Já no ambiente interno, cinco são os riscos relacionados: estrutura operacional, atitudes perante os riscos, perda de ativos, política empresarial e recursos humanos, seguindo a ordem de priorização e relevância identificadas. Visto que a literatura sobre risco social, em especial sob a perspectiva empresarial, é recente e considerando-se a inexistência de um modelo e escala para a sua gestão, este trabalho tem como expectativa contribuir para que as organizações realizem uma melhor gestão do risco social. Although the correlation and interdependence between companies and the society is increasingly clearer, as well as the outbreak of a new risk map, the approach to social risk is quite recent, and its management methods are still under construction. The social risk in the companies’ environment thus arises as any other risk, when behaviors or actions within the corporations generate vulnerabilities. Hence, the proposal of this dissertation is to join the contextualization of the social risk for businesses, the social sustainability and responsibility requisites of the organizations to the need to establish mechanisms for their management, whereas the main purpose thereof is to validate a social risk management model to be applied in sustainable mining enterprises and post extension for others segments. With that in mind, the current existing risks within the context of the role of the organizations and their variables were investigated, in addition to the factors that represent social risks to the organizations, which were considered in the proposition of a social risk management model. The research, submitted to 120 professionals of a company of the mining industry, allowed the validation of a social risk measurement instrument, while making the application of a pilot test for the proposed management model for that risk feasible. The model’s validation allowed us to construe that there are two macro scenarios for social risk management – an internal and an external environment – which undertake similar relevance regarding the structure of social risk management. The external environment mapped herein comprises four factors: intangible, tangible, legal/regulatory and environmental aspects, analyzed in this sequence as to the degree of importance and prioritization for an effective management. As to the internal environment, there are five related risks: operating structure, attitude before the risks, loss of assets, corporate policy, and human resources, in accordance with the order of priority and relevance identified. Once the literature on social risk, particularly under a business perspective, is recent, and considering the non-existence of a model and a scale for its management, this work expects to contribute for the organizations to provide better social risk management.