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    Fatores críticos de sucesso na adoção de agentes conversacionais em gestão de projetos

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    Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento 2019 (5.592Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Chiriu, Bruno da Silva
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    É comum encontrarem-se pessoas que querem resolver seus problemas interagindo com programas ou aplicativos utilizando linguagem natural, seja digitando ou falando o que deseja a partir das interfaces conversacionais. É possível combinar o uso de chatbots com um serviço baseado em aprendizagem de máquina para compreender as intenções dos usuários e transformá-las em ações dentro de um sistema computacional, eliminando a barreira entre usuários e ferramentas especialistas em gestão de projetos. Mas, para isso, é preciso saber quais são os fatores críticos de sucesso na adoção de um agente conversacional para gestão de projetos em uma empresa de tecnologia da informação. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar os fatores críticos de sucesso na adoção de um agente conversacional na gestão de projetos em uma empresa de tecnologia da informação no Brasil. A metodologia proposta foi de um estudo de caso do tipo exploratório com entrevistas e observação direta. Como resultado, foram identificados oito fatores críticos de sucesso para adoção de um agente conversacional na gestão de projetos, sendo eles: a) possuir recursos computacionais; b) permitir a comunicação natural de acordo com o idioma local; c) reduzir a necessidade de treinamentos na ferramenta de gestão de projetos; d) amenizar os desvios dos projetos; e) realizar estimativas precisas; f) auxiliar no planejamento de recursos; g) permitir a atualização de informações dos projetos e tarefas; h) possibilitar o acompanhamento do projeto. Concluiu-se que um agente conversacional tem o papel de empoderar e não de substituir o gerente de projetos, quebrando a barreira entre usuários e ferramentas de gestão de projetos, reduzindo o tempo de treinamento e dinamizando as tarefas do dia a dia.
     
    It is common to find people who want to solve their problems by interacting with programs or applications using natural language, whether by typing or speaking what they want from the conversational interfaces. It is possible to combine the use of chatbots with a service based on machine learning to understand the intentions of users and transform them into actions within a computational system, eliminating the barrier between users and tools specialists in Project management. But for this, it is necessary to know what are the critical factors of success in adopting a conversational agent for project management in an information technology company. The main objective of this research was to identify the critical success factors in the adoption of a conversational agent in project management in an information technology company in Brazil. The proposed methodology was a case study of the exploratory type with interviews and direct observation. As a result, eight critical success factors were identified for the adoption of a conversational agent in project management, being: a) possess computational resources; b) Allow natural communication in accordance with the local language; c) Reduce the need for training in the project management tool; D) mitigate the deviations of the projects; e) to carry out accurate estimates; f) assist in resource planning; g) allow the updating of project and task information; h) enable the project to be monitored. It was concluded that a conversational agent has the role of empowering and not replacing the project manager, breaking the barrier between users and project management tools, reducing training time and boosting the tasks of day to day.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/975
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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