Fatores críticos de sucesso na adoção de agentes conversacionais em gestão de projetos
Data
2019Autor
Chiriu, Bruno da Silva
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Mostrar registro completoResumo
É comum encontrarem-se pessoas que querem resolver seus problemas interagindo com
programas ou aplicativos utilizando linguagem natural, seja digitando ou falando o que
deseja a partir das interfaces conversacionais. É possível combinar o uso de chatbots com
um serviço baseado em aprendizagem de máquina para compreender as intenções dos
usuários e transformá-las em ações dentro de um sistema computacional, eliminando a
barreira entre usuários e ferramentas especialistas em gestão de projetos. Mas, para isso,
é preciso saber quais são os fatores críticos de sucesso na adoção de um agente conversacional para gestão de projetos em uma empresa de tecnologia da informação. O objetivo
principal desta pesquisa foi identificar os fatores críticos de sucesso na adoção de um
agente conversacional na gestão de projetos em uma empresa de tecnologia da informação
no Brasil. A metodologia proposta foi de um estudo de caso do tipo exploratório com
entrevistas e observação direta. Como resultado, foram identificados oito fatores críticos
de sucesso para adoção de um agente conversacional na gestão de projetos, sendo eles:
a) possuir recursos computacionais; b) permitir a comunicação natural de acordo com o
idioma local; c) reduzir a necessidade de treinamentos na ferramenta de gestão de projetos; d) amenizar os desvios dos projetos; e) realizar estimativas precisas; f) auxiliar no
planejamento de recursos; g) permitir a atualização de informações dos projetos e tarefas;
h) possibilitar o acompanhamento do projeto. Concluiu-se que um agente conversacional
tem o papel de empoderar e não de substituir o gerente de projetos, quebrando a barreira
entre usuários e ferramentas de gestão de projetos, reduzindo o tempo de treinamento e
dinamizando as tarefas do dia a dia. It is common to find people who want to solve their problems by interacting with programs or applications using natural language, whether by typing or speaking what they
want from the conversational interfaces. It is possible to combine the use of chatbots with
a service based on machine learning to understand the intentions of users and transform
them into actions within a computational system, eliminating the barrier between users
and tools specialists in Project management. But for this, it is necessary to know what
are the critical factors of success in adopting a conversational agent for project management in an information technology company. The main objective of this research was to
identify the critical success factors in the adoption of a conversational agent in project
management in an information technology company in Brazil. The proposed methodology was a case study of the exploratory type with interviews and direct observation. As
a result, eight critical success factors were identified for the adoption of a conversational
agent in project management, being: a) possess computational resources; b) Allow natural
communication in accordance with the local language; c) Reduce the need for training
in the project management tool; D) mitigate the deviations of the projects; e) to carry
out accurate estimates; f) assist in resource planning; g) allow the updating of project
and task information; h) enable the project to be monitored. It was concluded that a
conversational agent has the role of empowering and not replacing the project manager,
breaking the barrier between users and project management tools, reducing training time
and boosting the tasks of day to day.