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dc.contributor.advisorReis Neto, Mário Teixeira
dc.contributor.authorCastro, Betânia Magalhães
dc.date.accessioned2024-01-11T22:07:48Z
dc.date.available2024-01-11T22:07:48Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/984
dc.description.abstractAs transformações decorrentes da globalização são aceleradas, exigindo novos formatos organizacionais para a manutenção do empregado comprometido com os fins, missão e resultados empresariais. A competitividade, complexidade e as sucessivas mudanças desafiam os gestores a atrair indivíduos que se identificam com os valores organizacionais e que estão motivados. Demandam não somente o desenvolvimento de ações, políticas e práticas administrativas, que estimulem o comprometimento na busca por melhores desempenhos, como também reclamam uma correta recompensação. Este estudo tem por objetivo aprofundar nos estudos sobre o modelo validado “Círculo Virtuoso da Vida Profissional”, que analisa a motivação dos indivíduos conforme seus valores pessoais. Essa motivação abrange escolhas e atitudes de determinado comportamento, o que os direciona a se comprometerem com aquilo de que gostam. Esse comprometimento, por sua vez, proporciona um desempenho que leva ao reforço da motivação pessoal. Por conseguinte, o indivíduo percebe que está sendo recompensado pelo êxito profissional. Pretendeu-se aprofundar no entendimento da relação entre essas categorias mencionadas, visando à compreensão dos efeitos que as ações de gestão de pessoas podem ter sobre elas. A metodologia aplicada foi qualitativa, quanto à abordagem, objetivando complementar o entendimento quantitativo alcançado por Kendler. Um roteiro de entrevista foi o instrumento de coleta de dados utilizado. A análise dos dados foi feita por meio de análise do discurso. A amostra trabalhada permitiu alcançar os objetivos propostos da pesquisa. As análises de cada categoria, e as relações entre elas, puderam ser verificadas, corroborando os estudos anteriores. O texto destaca a importância de se investigar feedback, liderança, ambiente de trabalho e trabalho em equipe e a recompensa reconhecimento como influenciadores das relações examinadas. Como limitação essencial, aponta-se a impossibilidade de generalização da análise.pt_BR
dc.description.abstractAccelerated are the transformations resulting from globalizations, which require new organizational formats for employee maintenance committed to the purposes, mission and business results. Competitiveness, complexity, and successive changes challenge managers to attract individuals who identify with organizational values and who are motivated. They demand not only the development of administrative actions, policies and practices that stimulate the commitment to the search for better performance, but also demand a correct reward. This study aims to deepen in the studies about the validated model "Virtuoso Circle of Professional Life". This model analyzes the motivation of individuals according to their personal values; this motivation encompasses choices and attitudes of behavior that direct them to commit to what they like; this commitment, in turn, provides a performance that leads to the reinforcement of personal motivation; and therefore, the individual realizes that he is being rewarded for professional success. It was intended to deepen in the understanding of the relationship between these mentioned categories, aiming at understanding the effects of the actions of people management can have on them. The applied methodology was qualitative regarding the approach, aiming to complement the quantitative understanding reached by Kendler. A semi-structured script was the data collection instrument used. The analysis data was made through content analysis. The sample worked allowed to reach the proposed objectives of the research. The analyzes of each category, and the relationships among them, could be verified, corroborating previous studies. It emphasizes the importance of investigating feedback, leadership, work environment and teamwork and reward recognition as influencers of the relationships examined. As an essential limitation, this is the impossibility of generalizing the analysis.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectMotivação no trabalho - Brasilpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacional - Brasilpt_BR
dc.titleProposição de um modelo de influências no desempenho individual: um estudo qualitativopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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