dc.contributor.advisor | Pardini, Daniel Jardim | |
dc.contributor.author | Silva, José Roberto da | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T19:47:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T19:47:30Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/988 | |
dc.description.abstract | O setor do transporte aéreo dos países mais desenvolvidos tem elaborado suas estratégias baseadas na gestão do conhecimento. Sua importância demanda atenção, pois a prestação desses serviços convive com o risco, desde a preparação de uma aeronave para um voo, até sua chegada ao destino. Com o desenvolvimento da aviação, as operações de voo tornaram-se mais previsíveis e o papel do piloto passou a ser regulado e rígido em relação aos conjuntos de tarefas. Embora o risco seja gerenciado por tecnologias e procedimentos de segurança, as causas de acidentes aéreos envolvem falhas técnicas e erros, na ausência da gestão eficaz dos recursos disponíveis por parte das tripulações de voo (Crew resource management - CRM) relacionados ao conhecimento sobre os fatores humanos que influenciam a tomada de decisão. Além da cultura e processos organizacionais. Por meio da análise de conteúdo dentro de uma abordagem qualitativa das teorias e modelos de gerenciamento, conclui-se que a gestão do conhecimento identifica comportamentos de compartilhamento dos conhecimentos necessários neste ambiente multicultural. Este estudo contribui na geração de métodos de planejamento e gestão, pela aquisição de conhecimentos sobre os fatores humanos, na medida em que pode vir a orientar as tripulações no entendimento de novas concepções para mitigação dos riscos. Ao mesmo tempo, inova ao trazer ferramentas metodológicas, como a técnica do incidente crítico, para desvendar fatos muitas vezes não tratados em manuais de segurança aérea. | pt_BR |
dc.description.abstract | The air transport sector in more developed countries has developed strategies based on knowledge management. Its importance demands attention, since the provision of these services coexists with risk, from the preparation of an aircraft for a flight, until its arrival at the destination. With the development of aviation, flight operations became more predictable, and the pilot's role became regulated and rigid in relation to sets of tasks. Although risk managed by technologies and safety procedures, the causes of air accidents involve technical failures and errors, in the absence of effective management of available resources by flight crews (Crew resource management - CRM) related to knowledge about the human factors who influence decision-making. In addition to organizational culture and processes. Through content analysis within a qualitative approach of management theories and models, it concludes that knowledge management identifies behaviors of knowledge sharing in this multicultural environment. This study contributes to the generation of planning and management methods, through the acquisition of knowledge about human factors, as far as it can guide crews in understanding new concepts for risk mitigation. At the same time, it innovates by bringing methodological tools, such as the critical incident technique, to uncover facts often not addressed in aviation safety manuals. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica comercial | pt_BR |
dc.subject | Acidentes aéreos - Fatores humanos | pt_BR |
dc.title | A gestão do conhecimento na mitigação de riscos na aviação: perspectivas para o gerenciamento de recursos da tripulação (CRM) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |