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dc.contributor.advisorMaia, Luiz Cláudio Gomes
dc.contributor.authorToledo, Marcos Vinícius de Souza
dc.date.accessioned2024-02-29T22:33:15Z
dc.date.available2024-02-29T22:33:15Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1003
dc.description.abstractA orientação profissional direciona o indivíduo para o autoconhecimento, auxiliando-o na escolha de uma área do conhecimento com a qual ele mais se identifica. Em um ambiente compartilhado do conhecimento, que é a escola, os alunos adquirem e trocam conhecimentos, por meio da gestão do conhecimento com diálogos entre as pessoas que fazem parte da instituição de ensino. Com a reforma dos currículos no Ensino Médio, essa modalidade de ensino passou a ter a Base Nacional Comum Curricular como documento norteador da educação e que tem como característica a divisão e flexibilização curricular por áreas do conhecimento. Dessa maneira, este estudo teve como tema à Gestão do Conhecimento no Ensino, Teoria das Inteligências Múltiplas e Complementar nas interferências da Base Nacional Comum Curricular na escolha dos alunos em alguma área do conhecimento no Ensino Médio. Já o objetivo geral foi verificar quais as contribuições da Gestão do Conhecimento, das Teorias das Inteligências Múltiplas e Complementar na orientação da Base Nacional Comum Curricular no processo de escolha da área de conhecimento dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental em um ambiente compartilhado do conhecimento. Como metodologia, a caracterização da pesquisa foi indutiva, aplicada, exploratória e qualitativa. Os procedimentos do estudo foram bibliográficos e documentais, iniciou-se por um mapeamento sistemático realizado nas bases SCOPUS, Web of Science, além da busca por meio da plataforma da EBSCOhost, a fim de justificar o ineditismo e incidência de publicações relativas ao tema. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas. Esta pesquisa teve como amostra as escolas estaduais e particulares do Ensino Fundamental que possuem o 9º Ano das cidades de Governador Valadares e Ponte Nova, e como entrevistados, os pedagogos e psicólogos dessas instituições de ensino. Os resultados da pesquisa apontaram que a gestão do conhecimento e as teorias aplicadas no estudo podem auxiliar os alunos na escolha profissional. Também foram levantadas as maneiras com que os professores, as disciplinas e os conteúdos ministrados podem influenciar nessa escolha de forma otimista. Houve percepções positivas sobre a opinião da reformulação curricular e o direcionamento para a escolha correta da área do conhecimento da BNCC no Ensino Médio pelos alunos, por meio dos profissionais de orientação profissional. Isso possibilitou afirmar que, com os instrumentos de orientação profissional adequados, ajudam os estudantes na escolha de uma área do conhecimento no Ensino Médio e que cada estudante possa cursar seu itinerário formativo condizente com seus perfis cognitivos e consequentemente essa modalidade de ensino possa ter menos evasão escolar.pt_BR
dc.description.abstractProfessional guidance directs the individual towards self-knowledge, helping him to choose an area of knowledge with which he most identifies. In a shared knowledge environment, which is the school, students acquire and exchange knowledge through knowledge management with dialogues between people who are part of the educational institution. With the reform of the curriculum in Secondary Education, this teaching modality now has the National Common Curricular Base as a guiding document for education, which is characterized by the division and flexibility of the curriculum by areas of knowledge. In this way, this study had as its theme Knowledge Management in Teaching, Theory of Multiple and Complementary Intelligences in the interferences of the National Common Curricular Base in the choice of students in some area of knowledge in High School. The general objective was to verify the contributions of Knowledge Management, the Theories of Multiple and Complementary Intelligence in the orientation of the National Common Curricular Base in the process of choosing the area of knowledge of students of the 9th Year of Elementary School in a shared environment of knowledge . As a methodology, the characterization of the research was inductive, applied, exploratory and qualitative. The study procedures were bibliographic and documental, starting with a systematic mapping carried out in the SCOPUS, Web of Science databases, in addition to the search through the EBSCOhost platform, in order to justify the originality and incidence of publications related to the subject. Data collection was through semi-structured interviews. This research had as a sample the state and private elementary schools that have the 9th grade in the cities of Governador Valadares and Ponte Nova, and as interviewees, the pedagogues and psychologists of these educational institutions. The research results showed that knowledge management and the theories applied in the study can help students in their professional choice. The ways in which professors, disciplines and content taught can influence this choice in an optimistic way were also raised. There were positive perceptions about the opinion of the curricular reformulation and the direction for the correct choice of the area of knowledge of the BNCC in High School by the students, through the professionals of professional guidance. This made it possible to state that, with the appropriate professional guidance instruments, they help students to choose an area of knowledge in high school and that each student can follow their training itinerary consistent with their cognitive profiles and, consequently, this teaching modality may have less evasion school.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectEducação - Currículospt_BR
dc.titleGestão do conhecimento, orientação profissional e curricularização: a teoria das inteligências múltiplas aplicada na base nacional comum curricular em um ambiente compartilhado do conhecimentopt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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