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dc.contributor.advisorRibeiro, Jurema Suely de Araújo Nery
dc.contributor.authorCorrêa, Renato de Aguiar
dc.date.accessioned2024-03-04T22:15:13Z
dc.date.available2024-03-04T22:15:13Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1005
dc.description.abstractA gestão do conhecimento (GC) se estabeleceu como uma estratégia crucial para a otimização dos processos internos e externos em diversos setores, incluindo o educacional. Em particular, as redes confessionais de ensino, que são estruturas complexas de aprendizado e administração, requerem uma avaliação minuciosa e precisam da maturidade de sua gestão do conhecimento para identificar possíveis lacunas, melhorias e oportunidades. O presente estudo tem como objetivo investigar o nível de maturidade da GC nessas instituições, com foco específico em cinco redes confessionais localizadas na cidade de Belo Horizonte. A avaliação da maturidade de uma organização envolve identificar o estágio atual em que ela se encontra e revelar estratégias eficazes para avançar para o próximo estágio. Através de um survey on-line, foi possível recolher e avaliar dados segundo os critérios Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), Alfa de Cronbach e r de Pearson, em combinação com o p-valor. Esses critérios permitem conferir dimensionalidade, confiabilidade e validade aos indicadores criados para este estudo. Além disso, a Média, o Desvio Padrão e o Intervalo de Confiança a 95% são utilizados no cálculo da maturidade. Mediante a análise dos dados recolhidos e a aplicação dos critérios descritos, verificou-se que as redes confessionais de ensino estudadas se situam no nível 3 de maturidade em Gestão do Conhecimento. Esse nível corresponde a um estágio incipiente, ou seja, um estágio inicial e embrionário no desenvolvimento da gestão do conhecimento. Nesse estágio, as organizações começam a reconhecer a importância do conhecimento e de suas áreas críticas, e buscamgerenciálo de maneira mais efetiva. Infere-se que este estudo contribuiu para a compreensão da situação atual e dos desafios enfrentados pelas redes confessionais de ensino no contexto da gestão do conhecimento. As descobertas servirão como base para a elaboração de políticas e práticas mais eficazes que promovam a maturidade da GC, potencializando o desempenho institucional e o impacto educacional dessas organizações. Ao avaliar a maturidade da Gestão do Conhecimento (GC) em Redes Confessionais de Ensino, o estudo enriquece a literatura existente sobre GC no contexto educacional, especialmente nas redes confessionais, uma área ainda pouco explorada.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge management (KM) has established itself as a crucial strategy for optimizing internal and external processes in various sectors, including education. In particular, confessional teaching networks, which are complex structures of learning and administration, require a thorough and accurate evaluation of the maturity of their knowledge management to identify possible gaps, improvements, and opportunities. The present study aims to investigate the maturity level of KM in these institutions, with a specific focus on five confessional networks located in the city of Belo Horizonte. Evaluating an organization's maturity involves identifying the current stage it is at and revealing effective strategies to advance to the next stage. Through an online survey, it was possible to collect and evaluate data according to the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) criteria, Cronbach's Alpha, and Pearson's r, in combination with the p-value. These criteria allow for conferring dimensionality, reliability, and validity to the indicators created for this study. In addition, the Mean, Standard Deviation, and 95% Confidence Interval are used in the calculation of maturity. Upon analysis of the collected data and application of the described criteria, it was found that the studied confessional teaching networks are situated at level 3 of maturity in Knowledge Management. This level corresponds to an incipient stage, that is, an initial and embryonic stage in the development of knowledge management. At this stage, organizations begin to recognize the importance of knowledge and its critical areas, and seek to manage it more effectively. The proposal of this study is to contribute to the understanding of the current situation and the challenges faced by confessional teaching networks in the context of knowledge management. The findings may serve as a basis for the development of more effective policies and practices that promote KM maturity, enhancing institutional performance and the educational impact of these organizations.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimento - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleMaturidade da gestão do conhecimento: um estudo de caso em redes confessionais de ensinopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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