Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Luiz Henrique
dc.contributor.authorRocha, Rafael Augusto Gonçalves
dc.date.accessioned2019-06-04T20:52:03Z
dc.date.available2019-06-04T20:52:03Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/173
dc.description.abstractEste trabalho discute de forma ampla os caminhos que são percorridos por escolas da fronteira Brasil-Argentina na incorporação do interculturalismo e do bilinguismo nas práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. O objetivo principal deste estudo é analisar como ocorre a mediação do processo de conhecimento intercultural em escolas de fronteira com proposta de educação intercultural bilíngue. Para tanto foi realizada, em nossa metodologia, uma pesquisa bibliográfica investigativa além da observação participante diretamente nas aulas realizadas tanto na escola brasileira, quanto na escola argentina. A pesquisa permitiu entender como as principais atividades e projetos utilizados nas escolas de fronteira contribuem efetivamente para a construção de aprendizagem dos alunos em uma atmosfera que é constituída pela imersão ao bilinguismo e ao interculturalismo na formação de uma identidade fronteiriça.pt_BR
dc.description.abstractThis work broadly discusses the paths taken by Brazil-Argentina frontier schools in the incorporation of interculturalism and bilingualism into pedagogical practices carried out in the classroom. The main objective of this study is to analyze how mediation of the intercultural knowledge process occurs in frontier schools with a bilingual intercultural education proposal. For this purpose, a bibliographic research was carried out in addition to a participant observation directly made in the classes held in the Brazilian school and also in the Argentine school too. The research allowed us to understand how the main activities and projects used in frontier schools contribute effectively to the construction of students' learning in an atmosphere that is constituted by the immersion in bilingualism and interculturalism it contributes to the formation of a frontier identity.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFronteiraspt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.titleO interculturalismo e as políticas sociolinguísticas aplicadas em escolas bilíngues na fronteira Brasil-Argentinapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Estudos Culturais Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúdept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples