dc.contributor.advisor | Barbosa, Luiz Henrique | |
dc.contributor.author | Rocha, Rafael Augusto Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T20:52:03Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T20:52:03Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/173 | |
dc.description.abstract | Este trabalho discute de forma ampla os caminhos que são percorridos por escolas da fronteira Brasil-Argentina na incorporação do interculturalismo e do bilinguismo nas práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. O objetivo principal deste estudo é analisar como ocorre a mediação do processo de conhecimento intercultural em escolas de fronteira com proposta de educação intercultural bilíngue. Para tanto foi realizada, em nossa metodologia, uma pesquisa bibliográfica investigativa além da observação participante diretamente nas aulas realizadas tanto na escola brasileira, quanto na escola argentina. A pesquisa permitiu entender como as principais atividades e projetos utilizados nas escolas de fronteira contribuem efetivamente para a construção de aprendizagem dos alunos em uma atmosfera que é constituída pela imersão ao bilinguismo e ao interculturalismo na formação de uma identidade fronteiriça. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work broadly discusses the paths taken by Brazil-Argentina frontier schools in the incorporation of interculturalism and bilingualism into pedagogical practices carried out in the classroom. The main objective of this study is to analyze how mediation of the intercultural knowledge process occurs in frontier schools with a bilingual intercultural education proposal. For this purpose, a bibliographic research was carried out in addition to a participant observation directly made in the classes held in the Brazilian school and also in the Argentine school too. The research allowed us to understand how the main activities and projects used in frontier schools contribute effectively to the construction of students' learning in an atmosphere that is constituted by the immersion in bilingualism and interculturalism it contributes to the formation of a frontier identity. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Fronteiras | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.title | O interculturalismo e as políticas sociolinguísticas aplicadas em escolas bilíngues na fronteira Brasil-Argentina | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde | pt_BR |