Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZiviani, Fabrício
dc.contributor.authorDias, Eduardo José Alves
dc.date.accessioned2019-06-04T21:05:36Z
dc.date.available2019-06-04T21:05:36Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/174
dc.description.abstractO uso e aplicações de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva em função do desempenho organizacional é de grande importância para as organizações e para o mercado. Dentro desse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa está em analisar como as práticas de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva impactam no desempenho organizacional de micro e pequenas empresas do setor supermercadista mineiro. A pesquisa se faz necessária diante da relevância em se buscar respostas em empresas do setor supermercadista mineiro que se traduzam em vantagens competitivas no mercado. Procura-se, por meio de análises, avaliar a utilização de conceitos de Inteligência Competitiva e Gestão da Informação por empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro, na obtenção de desempenho organizacional. Tem-se como pergunta norteadora da pesquisa: como empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro utilizam a Inteligência Competitiva e Gerenciamento da Informação para obtenção de melhor desempenho organizacional? A metodologia da pesquisa é descritiva e bibliográfica, quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa quantitativa realizada por meio de um survey com formulário eletrônico. Os resultados apontam que as micro e pequenas empresas desse setor apresentam mentalidade diferenciada e não relacionada com seu porte empresarial, o que faz com que o desempenho organizacional esteja relacionado com apenas alguns aspectos de Inteligência Competitiva e outros de Gerenciamento da Informação. Dessa forma, encontram-se relacionados resultados de baixa correlação entre o uso de inteligência competitiva com o desempenho organizacional e também, do uso da gestão da informação com o desempenho organizacional, embora haja preocupações com esses temas, os reflexos das ações possui concentração operacional como fator de decisão para o alcance dos resultados.pt_BR
dc.description.abstractThe use and applications of Information Management (IM) and Competitive Intelligence (CI) as a function of the organizational performance are of great importance for the organizations and for the markets as a whole. Considering that, the general objective of this research is to analyze how these IM and CI practices influence the organizational performance of micro and small companies in the supermarket sector of Minas Gerais. Throughout the analysis, we sought to evaluate the use of IM and CI practices by small and medium-sized companies in the supermarket sector in Minas Gerais, to enable them to obtain a competitive advantage. It is suggested the use of resources in the areas of Competitive Intelligence and Information Management, aiming at a better use in small organizations. Therefore, the guiding question of the research is: How do small and medium-sized companies of the supermarkets sector use IM and CI to obtain better organizational performances? The research methodology is descriptive and bibliographical, characterized by qualitative research and also by techniques of approach, observation and electronic questionnaires/interviews. The results point out that small and medium sized companies in this sector have a differentiated mentally which is not relevant to their business size, which means that the organizational performance is related to only some aspects of Competitive Intelligence and some other aspects of Information Management. So, this way, the results show that there is low correlation between the use of competitive intelligence and organizational performance, as well as the use of information management and organizational performance, although there are concerns about these themes, the actions reflect operational concentration as a decision factor to try to reach the results.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas - Administraçãopt_BR
dc.titleGestão da informação e inteligência competitiva em varejo: um olhar sobre o setor supermercadista mineiropt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples