dc.contributor.advisor | Ziviani, Fabrício | |
dc.contributor.author | Dias, Eduardo José Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T21:05:36Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T21:05:36Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/174 | |
dc.description.abstract | O uso e aplicações de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva em função
do desempenho organizacional é de grande importância para as organizações e
para o mercado. Dentro desse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa está em
analisar como as práticas de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva
impactam no desempenho organizacional de micro e pequenas empresas do setor
supermercadista mineiro. A pesquisa se faz necessária diante da relevância em se
buscar respostas em empresas do setor supermercadista mineiro que se traduzam
em vantagens competitivas no mercado. Procura-se, por meio de análises, avaliar a
utilização de conceitos de Inteligência Competitiva e Gestão da Informação por
empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro, na obtenção
de desempenho organizacional. Tem-se como pergunta norteadora da pesquisa:
como empresas de pequeno e médio porte do setor supermercadista mineiro
utilizam a Inteligência Competitiva e Gerenciamento da Informação para obtenção
de melhor desempenho organizacional? A metodologia da pesquisa é descritiva e
bibliográfica, quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa quantitativa
realizada por meio de um survey com formulário eletrônico. Os resultados apontam
que as micro e pequenas empresas desse setor apresentam mentalidade
diferenciada e não relacionada com seu porte empresarial, o que faz com que o
desempenho organizacional esteja relacionado com apenas alguns aspectos de
Inteligência Competitiva e outros de Gerenciamento da Informação. Dessa forma,
encontram-se relacionados resultados de baixa correlação entre o uso de
inteligência competitiva com o desempenho organizacional e também, do uso da
gestão da informação com o desempenho organizacional, embora haja
preocupações com esses temas, os reflexos das ações possui concentração
operacional como fator de decisão para o alcance dos resultados. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use and applications of Information Management (IM) and Competitive
Intelligence (CI) as a function of the organizational performance are of great
importance for the organizations and for the markets as a whole. Considering that,
the general objective of this research is to analyze how these IM and CI practices
influence the organizational performance of micro and small companies in the
supermarket sector of Minas Gerais. Throughout the analysis, we sought to evaluate
the use of IM and CI practices by small and medium-sized companies in the
supermarket sector in Minas Gerais, to enable them to obtain a competitive
advantage. It is suggested the use of resources in the areas of Competitive
Intelligence and Information Management, aiming at a better use in small
organizations. Therefore, the guiding question of the research is: How do small and
medium-sized companies of the supermarkets sector use IM and CI to obtain better
organizational performances? The research methodology is descriptive and
bibliographical, characterized by qualitative research and also by techniques of
approach, observation and electronic questionnaires/interviews. The results point out
that small and medium sized companies in this sector have a differentiated mentally
which is not relevant to their business size, which means that the organizational
performance is related to only some aspects of Competitive Intelligence and some
other aspects of Information Management. So, this way, the results show that there is
low correlation between the use of competitive intelligence and organizational
performance, as well as the use of information management and organizational
performance, although there are concerns about these themes, the actions reflect
operational concentration as a decision factor to try to reach the results. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Inteligência competitiva (Administração) | pt_BR |
dc.subject | Supermercados | pt_BR |
dc.subject | Pequenas e médias empresas - Administração | pt_BR |
dc.title | Gestão da informação e inteligência competitiva em varejo: um olhar sobre o setor supermercadista mineiro | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |