dc.contributor.advisor | Maia, Luiz Cláudio Gomes | |
dc.contributor.author | Souza, Alex Marques de | |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T00:45:25Z | |
dc.date.available | 2020-04-28T00:45:25Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/420 | |
dc.description.abstract | A evasão de alunos é um acontecimento mundial e encontra-se presente nas diversas
instituições de ensino brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Os Gestores escolares
precisam de ferramentas que possibilite gerar conhecimento da instituição de ensino e
assim traçar estratégias para lidar com os desafios no ambiente institucional. Uma técnica
que vem se mostrando eficiente e capaz de fornecer conhecimento acerca do passado,
presente e futuro da instituição, possibilitando aos gestores promoveres ações eficientes de
combate à evasão escolar é a Machine Learning - ML. Neste contexto, o presente trabalho
utilizou a metodologia CRISP-DM para a aplicação do processo de ML. O objetivo da
pesquisa foi testar e/ou aplicar técnicas de ML na busca de possíveis razões para a evasão
escolar. Entende-se como contribuição central deste trabalho a geração de modelos de
predição que permita apoiar os gestores em ações de combate à evasão. Foram testados 6
algoritmos de classificação. O melhor algoritmo foi Two-class Boosted Decision Tree que
apresentou um Accuracy de 0,964 e uma curva AUC de 0,994. O segundo foi o Two-Class
Neural Network que apresentou uma Accuracy de 0,944 e uma curva AUC de 0,988. Assim,
a partir deste conhecimento gerado, será possível traçar estratégias de combate à evasão
proporcionando uma mudança organizacional significativa na forma de compreender e
combater a evasão escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Student dropout is a worldwide event and is present in several Brazilian educational
institutions, whether public or private. School managers need tools that make it possible
to generate knowledge of the educational institution and thus outline strategies to deal
with challenges in the institutional environment. Machine Learning is a technique that
has been shown to be efficient and capable of providing knowledge about the past, present
and future of the institution, enabling managers to promote efficient actions to combat
school dropout. In this context, the present work used the CRISP-DM methodology for
the application of the ML process. The objective of the research was to test and/or apply
ML techniques in search of possible reasons for school dropout. The central contribution of
this work is understood to be the generation of prediction models that allow the support of
managers in actions to combat evasion. Six classification algorithms were tested. The best
algorithm was "Two-class Boosted Decision Tree"which presented an Accuracy of 0.964 and
an AUC curve of 0.994. The second was the "Two-Class Neural Network"which presented
an Accuracy of 0.944 and an AUC curve of 0.988. Thus, from this knowledge generated,
it will be possible to outline strategies to combat dropout by providing a significant
organizational change in the way of understanding and combating school dropout. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.title | Machine learning e a evasão escolar: análise preditiva no suporte à tomada de decisão | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |