dc.contributor.advisor | Gabrich, Frederico de Andrade | |
dc.contributor.author | Moreira, Felipe Bartolomeo | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T20:08:12Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T20:08:12Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/613 | |
dc.description.abstract | As empresas familiares possuem grande importância por sua relevância em quantidade, e,
percebe-se que algumas possuem tempo de existência bastante extenso enquanto outras chegam
ao seu fim muitas vezes ainda na gestão da primeira geração, poucas chegando à terceira
geração, por diversas razões, sendo de grande importância a verificação de como a empresa
pode se perpetuar, seja na administração e propriedade da família, seja de terceiros. O intuito
deste trabalho é preparar uma empresa familiar para perenizar no tempo, mesmo que para isso
seja necessária sua venda, deixando de ser familiar. O tema problema deste trabalho percorre,
de forma pragmática, o que deve ser feito para que uma empresa familiar seja preparada para
perenizar no tempo, bem como ser vendida, tendo como marco teórico a Teoria da Análise
Estratégica do Direito. A metodologia adotada consiste em descrever, interpretar e avaliar os
métodos hipotético-dedutivo decorrente de pesquisas bibliográficas (livros, artigos de
periódicos, revistas, teses, dissertações), de fontes normativas. Chegando-se à conclusão de que
a melhor maneira de se perenizar uma empresa familiar é conhecendo-a detalhadamente, o que
pode ser feito por meio de auditorias e programas de compliance, bem como preparar a própria
família para separar o lado familiar do empresarial por meio de documentos redigidos com essa
finalidade, bem como buscar evitar a ocorrência de conflitos negativos de interesses. | pt_BR |
dc.description.abstract | Family business are very important because of their importance in quantity, and it is perceived
that some have a very long time of existence while others come to an end many times still in
the management of the first generation, few reaching the third generation, for several reasons,
being of great importance the verification of how the company can perpetuate itself, be in the
administration and property of the family, or of third parties. The purpose of this work is to
prepare a family business to remain in time, even if it is necessary to sell it, not being familiar.
The problem theme of this work is a pragmatic way of looking at what must be done so that a
family business can be prepared to remain in time, as well as be sold, having as theoretical
framework the Theory of Strategic Analysis of Law. The methodology adopted consists of
describing, interpreting and evaluating the hypothetical-deductive methods resulting from
bibliographical research (books, periodicals, journals, theses, dissertations), from normative
sources. Coming to the conclusion that the best way to keep a family business alive is to get to
know it in detail, which can be done through audits and compliance programs, as well as prepare
the family to separate the family side of the business through documents drawn up for this
purpose, as well as seek to avoid the occurrence of negative conflicts of interest. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Empresas familiares - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Auditoria - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Direito empresarial - Brasil | pt_BR |
dc.title | Análise estratégica do direito e governança das empresas familiares: estudo efetivo de seu reposicionamento sucessório pela venda | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Freitas, Sérgio Henriques Zandona | |