Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGabrich, Frederico de Andrade
dc.contributor.authorBenedito, Luiza Machado Farhat
dc.date.accessioned2020-10-08T15:33:01Z
dc.date.available2020-10-08T15:33:01Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/640
dc.description.abstractO ensino jurídico não vem acompanhando completamente as significativas mudanças da sociedade no século XXI e isso determina expressiva falta de motivação dos alunos. As metodologias de ensino usadas nos cursos jurídicos continuam baseadas na autoridade e saber do professor e dos livros, pautadas, principalmente, no instrucionismo e na pedagogia. Este trabalho apresenta como problema central, então, a análise de metodologia de ensino inovadora que pode contribuir para a superação do desinteresse e da falta de motivação e participação de muitos alunos dos cursos jurídicos. A pesquisa se desenvolve a partir dos seguintes temas: qual é o papel do Direito e como os cursos jurídicos desenvolvem o ensino e os propósitos essenciais do Direito atual; como despertar o interesse dos discentes e quais os aspectos fundamentais para a retomada do empenho e aprendizado efetivo dos alunos; como alcançar um Direito aplicável às realidades e demandas atuais da sociedade. Parte-se, assim, da premissa da necessidade de mudanças dos métodos e metodologias do ensino jurídico do Brasil, a fim de mitigar o problema central desenvolvido nesta pesquisa, demonstrando, inclusive, alguns dos resultados obtidos ao longo da construção deste trabalho científico, evidenciados pelos resultados de experiências docentes que trabalharam a atuação conjunta do arraigado instrucionismo, com o construtivismo e o construcionismo; bem como da pedagogia com a andragogia; além da importância da razão, emoção, inovação, criatividade, o uso de imagens e dos jogos no ensino do Direito. Sob esta perspectiva, a pesquisa se desenvolve a partir dos marcos teóricos do Código Civil e do método de ensino LEGO Serious Play (LSP), desenvolvido por Per Kristiansen e Robert Rasmussen. O método LSP pode ser aplicado em qualquer disciplina do Direito, bem como em outras Ciências, mas por aspectos metodológicos e por delimitação do tema, os exemplos aqui desenvolvidos pautar-se-ão substancialmente no ensino do Direito de Família. Portanto, inaugura-se este estudo não tendo a intenção de encerrar todas as questões que envolvem a matéria. A expectativa é que este trabalho seja útil à comunidade jurídica e à sociedade, ao reunir importantes métodos e soluções aplicáveis ao ensino jurídico efetivo e capaz de transformar a atividade profissional, a fim de contribuir para um Direito que acompanhe as transformações e os anseios da sociedade e dos discentes do século XXI. Reforça-se, assim, a necessidade do desenvolvimento e a aplicação de novas metodologias e métodos de ensino, que favoreçam a mudança do modelo mental dominante, o pensamento sistêmico, a inovação e a solução de problemas reais que motivem os alunos para o aprendizado. O LEGO Serious Play cumpre essas funções e precisa ser compreendido e utilizado pelos profissionais do Direito.pt_BR
dc.description.abstractThe Law education has not been following the significant changes of society in the 21st century and this determines a significant lack of student motivation. The teaching methodologies used in legal courses continue to be based on the authority and knowledge of the teacher and the books, based mainly on instructionalism and pedagogy. This presents work as central problem, the analysis of methodology of innovative teaching that can contribute to overcoming the lack of interest and the lack of motivation and participation of many students of legal courses. The research develops from the following themes: what is the role of the Law and how the legal courses develop the teaching and the essential purposes of the current Law; how to arouse the interest of the students and what are the fundamental aspects for the resumption of commitment and effective learning of the students; how to achieve a Law applicable to the current realities and demands of society. Thus, it is necessary to change the methods and methodologies of Brazilian legal education, in order to mitigate the central problem developed in this research, demonstrating some of the results obtained during the construction of this scientific work, evidenced by the results of teaching experiences that worked the joint action of deep rooted instruction, with constructivism and constructionism; as well as pedagogy with andragogy; besides the importance of reason, emotion, innovation, creativity, the use of images and games in the teaching of Law. From this perspective, the research develops from the theoretical landmarks of the Civil Code and the LEGO Serious Play (LSP) teaching method developed by Per Kristiansen and Robert Rasmussen. The LSP method can be applied in any discipline of law, as well as in other sciences, but by methodological aspects and by delimitation of the subject, the examples developed here will be based substantially on the teaching of Family Law. Therefore, this study is inaugurated not having the intention to close all the issues involving the article. It is expected that this work will be useful to the legal community and society, by bringing together important methods and solutions applicable to legal education effective and able to turn professional activity, in order to contribute to a right to accompany the transformations and the aspirations of society and of the students of the 21st century. Reinforces the need for the development and application of new teaching methodologies and methods, favouring the dominant mental model changes the systems thinking, innovation and the solution of real problems that motivate students to learn. The LEGO Serious Play fulfills these functions and needs to be understood and used by legal professionals.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologia - Brasilpt_BR
dc.subjectDireito de família - Brasilpt_BR
dc.titleLEGO Serious Play no ensino jurídicopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples