dc.contributor.advisor | Muzzi Filho, Carlos Victor | |
dc.contributor.author | Dutra, Raphael Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T22:19:58Z | |
dc.date.available | 2020-12-30T22:19:58Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/779 | |
dc.description.abstract | No presente trabalho investigou-se a pertinência do aprimoramento do estatuto constitucional
da Advocacia Pública, instituição que o constituinte de 1988 consagrou como função
essencial à Justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública e da advocacia
privada. Partiu-se do pressuposto de que não há funções mais ou menos essenciais à Justiça e
de que não há hierarquia entre os direitos tutelados por tais instituições. Entretanto, notou-se,
no plano constitucional, que há um tratamento dispare entre as garantias asseguradas as
instituições estatais e aos respectivos membros para o exercício de sua missão constitucional,
bem como entre os entes federativos, principalmente em relação aos Municípios em que
sequer foi exigida expressamente a obrigação de constituir órgão próprio de Advocacia
Pública. Nesse contexto, realizou-se pesquisa teórica, por meio de investigações
bibliográficas, de análise de conteúdo de legislação, de jurisprudência e de textos doutrinários,
pertinentes à Advocacia Pública, especialmente em relação aos procuradores e às Procuraturas
Municipais, promovendo-se um estudo sobre a evolução histórica constitucional da
Advocacia Pública e sobre o papel do advogado público na sociedade contemporânea, que
exige uma mudança de postura. Após, chegou-se a conclusão de que para tanto é necessário o
aperfeiçoamento do estatuto constitucional da Advocacia Pública, que deve ser feito a partir
de princípios extraídos do próprio texto constitucional, para que possa exercer de forma plena
e independente o seu papel constitucional de viabilização de políticas públicas e de tutela do
interesse público. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study investigated the relevance of improving the constitutional status of State
Attorney, institution that the 1988 Constitution consecrated as essential function to justice,
next to Public Prosecutors, Public Defense Office and Private Law. It started from the
assumption that there is no more or less essential functions to justice and that there is no
hierarchy between the rights protected by such institutions. However, it was noted, in
Constitucional level, that there is a difference in the treatment given and the guarantees
secured to the reffered state institutions and their members to exercise their constitutional
mission, especially in relation to the municipalities in which even was expressly required
the obligation to establish own agency of State Attorney. In this context, we carried out
theoretical research, through bibliographic research, legislation content analysis, case law
and doctrinal texts, relevant to State Attorney, especially in relation to City Attorneys and
City Attorney’s Office, promoting a study on constitutional historical evolution of Public
Advocacy and the role of the State Attorney in contemporary society, which requires a
change of attitude. After, we came to the conclusion that to do so is necessary to improve
the constitutional status of State Attorneys, which must be made from principles extracted
of constitutional text itself, so can be fully and independently exercised its constitutional
role enabling public policy and the protection of the public interest. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Advocacia - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Procuradores do município - Brasil | pt_BR |
dc.title | O estatuto jurídico dos procuradores e das procuraturas municipais e o necessário aprimoramento constitucional | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |