dc.contributor.advisor | Oliveira, Luiz Cláudio Vieira de | |
dc.contributor.author | Carneiro, Nilcéia Saldanha | |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T22:40:48Z | |
dc.date.available | 2024-02-05T22:40:48Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/995 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretendeu identificar quais as dificuldades encontradas para a implementação da inclusão digital no Ensino Médio da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, na cidade de Jauru, Mato Grosso. Os objetivos da pesquisa foram: identificar os principais ambientes de aprendizagem digital dos alunos do Ensino Médio; descrever as formas de apropriação da tecnologia da informação realizadas pelos educadores, educandos e pela instituição e avaliar a eficácia da tecnologia da informação para a implementação da inclusão digital e social dos mesmos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho foià pesquisa caracterizada como qualitativa descritiva, através de estudo de caso, e ela se deu através de observações e questionários. Buscou-se pensar e repensar a realidade vivenciada pelo educador em salas no Ensino Médio e explicitar um modo mais viável para a implementação da inclusão digital. Na medida em que a reflexão foi realizada, esta pesquisa contribuiu para facilitar a busca e o interesse dos estudantes pela aprendizagem e pelas inovações tecnológicas, a fim de que os mesmos dispusessem de um patrimônio intelectual e encontrassem condições de autorrealização e crescimento sociocultural.A interação escolar exige-se uma postura adequada de todos os envolvidos, e as variedades educacionais devem ser trabalhadas na prática do processo de ensino pedagógico. Os principais resultados, a partir das concepções da diretora, professores e alunos do Ensino Médio, demonstram que têm simpatia e afinidade com a tecnologia e com a inclusão digital. Percebeu-se que ainda há a necessidade de refletir sobre o conceito de aprendizagem mediante a compreensão do papel da escola como um ambiente de educação virtual e que os recursos midiáticos disponíveis têm exigido de todos, educadores e alunos, habilidades e capacitação para seu uso adequado, além de muita criatividade em sua ação pedagógica. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to identify the difficulties encountered in the implementation of digital inclusion in the School of the EscolaEstadualDeputadoJoãoEvaristoCurvo in the city of Jauru, MatoGrosso. The research objectives were: To identify the main digital learning environments of high school students; Describe the forms of information technology ownership conducted by educators, students and the institution and evaluate the effectiveness of information technology for the implementation of digital and social inclusion thereof. The methodology used to carry out the work was to research characterized as qualitative descriptive through case study, and it was through observation and questionnaires. Attempted to think and rethink the reality experienced by the educator in rooms in high school and explain a more viable way for the implementation of digital inclusion. To the extent that reflection was carried out this research helped to facilitate the search and the students' interest in learning and by technological innovation, so that the same willing of intellectual property and meet conditions of self-realization, social and cultural growth, for interaction school requires an adequate attitude of all involved, and educational varieties that should be worked in the practice of teaching educational process.The main results showed the director of conceptions, teachers and high school students who show sympathy and affinity with technology and digital inclusion. It was noticed that in school there is the need to reflect on the concept of learning through understanding the role of school as a virtual educational environment and the available media resources are required of all skills education and training for its proper use, and a lot of creativity in their pedagogical action. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital no ensino médio: análise da implementação da tecnologia na Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo da cidade de Jauru - MT | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Muyder, Cristiana Fernandes de | |
dc.publisher.program | Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |