Orçamento e planejamento: as influências do modelo de decisão incremental no contingenciamento orçamentário
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Data
2018Autor
Giffoni, Izabela Duarte
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Ao longo da história é possível perceber um movimento evolucionário do orçamento público,
que vai de um controle de arrecadação, alcança um controle de gastos e culmina numa
aproximação com o planejamento governamental, visando fundamentar a efetividade dos
gastos públicos e favorecer a entrega de maior valor à sociedade. No entanto, tendo em vista o
cenário brasileiro, analisando a relação do que foi planejado e o que foi, de fato, executado, é
possível constatar uma defasagem significante e prejudicial a essa lógica de planejamento e
eficiência de gastos públicos. A presente pesquisa busca, portanto, estudar as causas desse
fenômeno, avaliando os impactos dos principais elementos do processo orçamentário
brasileiro, decorrentes do modelo de decisão incremental adotado no país – despesas
obrigatórias, receitas vinculadas e dívida pública, e suas categorias – em relação ao
contingenciamento orçamentário de determinado exercício. Para o tratamento de dados, foram
utilizadas técnicas estatísticas descritivas (análise de tabelas de frequência, de gráficos de
linha e de gráficos de dispersão) e inferenciais (análise de correlação e de regressão). Com
base nas análises estatísticas realizadas, no entanto, não foi possível verificar relação
estatística entre as variáveis. A única exceção identificada foi com relação à categoria da
Dívida Externa do Governo Federal, que, após alguns ajustes no modelo, apresentou
correlação linear positiva e significativa em relação ao contingenciamento. Apesar desse
resultado, entende-se que não foi possível a comprovação estatística do modelo hipotético
proposto como um todo, diferente do que foi observado na literatura estudada, pois o conjunto
das variáveis identificadas como decorrentes do modelo orçamentário incremental brasileiro
não explicam a variação do contingenciamento (ou limitação de empenho e movimentação
financeira) decretado para determinado período. Não obstante aos aspectos políticos que
podem justificar os resultados atrelados ao fenômeno estudado, tornam-se necessárias
pesquisas futuras que explorem outras causas que influenciem o comportamento da execução
orçamentária e a gestão dos recursos públicos orientada para resultados em função do
contexto nacional. Throughout history, it is possible to perceive an evolutionary movement of the public budget,
which goes from a collection control, reaches a control of expenses and culminates in an
approximation with the governmental planning, aiming to fundament the effectiveness of
public expenses and to favor the delivery of greater value to the society. However,
considering the Brazilian scenario, analyzing a relationship on the part of what was planned
and what was, in fact, executed, it is possible to establish a significant and detrimental gap to
this logic of planning and efficiency of public spending. Therefore the present research seeks
to study the causes of this phenomenon, evaluating the impacts of the main elements of the
Brazilian budget process, arising from the incremental decision model adopted in the country
- compulsory expenditure, linked revenue and public debt, and their categories - in relation to
the budgetary contingency of a given year. For the treatment of data it was used statistical
descriptive techniques (analysis of frequency tables, line graphs and scatter plots) and
inferential techniques (correlation and regression analysis). Based on the statistical analyzes
performed, however, it was not possible to verify any statistical relationship between
variables. The only exception was in relation to the Federal Government External Debt
category, which, after some adjustments in the model, presented a positive and significant
linear correlation in relation to the contingency. Despite this result, it is understood that it was
not possible to prove the hypothetical model proposed as a whole, different from what was
observed in the literature, since the set of variables identified as arising from the Brazilian
incremental budget model does not explain the contingency variation (or limitation of
commitment and financial movement) decreed for a certain period. Despite the political
aspects that can justify the results linked to the studied phenomenon, it is also necessary
future research that explores other causes that influence the behavior of budget execution and
the results-oriented public resource management according to the national context.