Práticas da gestão do conhecimento: avaliação de Curso de Administração das Instituições de Ensino Superior Privadas de Minas Gerais baseada no Exame Nacional de Desempenho do Estudante
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Costa, Heloísa Fonseca de Araújo da
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo teve o objetivo de levantar as práticas de Gestão do Conhecimento percebidas pelos coordenadores do Curso de Administração das IES privadas de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se o modelo das sete dimensões de Terra (2005) que engloba: (1) Visão e Estratégia da Alta Administração; (2) Cultura Organizacional; (3) Estrutura Organizacional; (4) Política de Recursos Humanos; (5) Sistemas de Informação; (6) Mensuração de Resultados; e (7) Aprendizado com o ambiente. A metodologia de pesquisa foi quantitativa e qualitativa descritiva, com a aplicação de questionário semiestruturado, desenvolvido por Terra (2005). Trata-se de um estudo comparativo dos resultados do Enade2009 em relação ao Enade-2006, das IES que obtiveram nota igual ou superior a 4 no exame. Pôde-se concluir que a maioria das IES pesquisas está alinhada com as práticas da Gestão do Conhecimento. The present study aims to raise the practices of knowledge management perceived by the coordinators of the business management courses belonging to the private HEI from Minas Gerais. For this, we used the model of the seven dimensions developed by Terra (2005) which includes: (1) Vision and Strategy of senior management, (2) organizational culture, (3) Organizational Structure, (4) Human Resources Policy; (5) Information Systems, (6) Measuring Results, and (7) Learning from the ambiance. The research methodology was quantitative and descriptive qualitative, with the application of semi-structured questionnaire, developed by Terra (2005). This is a comparative study of the results from Enade-2009 linked to Enade - 2006 of the business management Courses that obtained at least grade 4 on the examination. The conclusion is that the majority of the researched HEI is aligned with the practices of knowledge management.