Avaliação da ambiência de inovação em incubadoras de Minas Gerais: um estudo na perspectiva de gestores de empresas incubadas
Visualizar/ Abrir
Data
2013Autor
Almeida, Cacilda Maria de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação tem como objetivo avaliar a ambiência para inovar gerada por
incubadoras no desenvolvimento de produtos e serviços, processos, marketing e
gestão organizacional. As quatro dimensões propostas para avaliar a ambiência de
inovação emanam do Manual de Oslo, concebido para oferecer conceitos,
metodologias e diretrizes para a coleta e análise de dados de pesquisas sobre
inovação. A investigação foi realizada por meio de uma survey, elaborada com 35
variáveis indicativas das dimensões ambiência para inovação em produtos e
serviços, processos, marketing e gestão organizacional. O questionário foi aplicado
junto aos gestores das 149 empresas incubadas da Rede Mineira de Inovação
(RMI), presentes nas 21 incubadoras do Estado de Minas Gerais. Para avaliar os 54
questionários respondidos fez-se uso da estatística descritiva. Os resultados indicam
um reconhecimento dos gestores empresas incubadas do Estado de Minas Gerais
em relação às dimensões ambiência para inovar em desenvolvimento de produtos e
serviços, marketing e gestão organizacional. Nessas dimensões cabe destacar na
percepção dos gestores os elevados índices de contribuição das incubadoras em
melhorias de geração de eficiência no atendimento ao cliente, na busca de
mudanças significativas dos métodos de marketing e na implementação de novos
meios para organizar as relações com empresas e instituições públicas. Por outro
lado, apesar da dimensão para inovar em processos apresentar na percepção dos
gestores nenhuma ou quase nenhuma contribuição na ambiência das incubadoras, a
variável mudança significativa das técnicas de contabilidade e gestão apresenta alto
índice de contribuição. This dissertation aims to evaluate the ambience to innovate generated by incubators
in developing products and services, processes, marketing and organizational
management. Incubators play an important role in the viability of ideas and in the
structuring and gestation of new companies to the market. The 4 dimensions
proposed to evaluate the ambience of innovation beginning from the Oslo Manual,
designed to offer concepts, methodologies and guidelines for data collect and
analysis by innovation research. The investigation was carried out by survey, made
with 35 variables indicative of the dimensions ambience for innovation in products
and services, processes, marketing and organizational management. The
questionnaire was applied by the managers of the 149 incubated companies from
Rede Mineira de Inovação (RMI), existent in 21 incubators from Minas Gerais State.
To evaluate the 54 questionnaires, were answered made uses of descriptive
statistics. The results indicate a recognition of managers incubated companies from
Minas Gerais State in relation to dimensions ambience to innovate in development of
products and services, marketing and organizational management. These
dimensions it is necessary to emphasize the high rates of contribution of incubators
in generation efficiency improvements in customer service in search of significant
changes of marketing methods and the implementation of new ways to organize the
relationships between companies and public institutions. On the other hand, despite
the dimension to innovate in processes show no or almost no contribution to
ambience of the incubators, the variable significant change of accounting techniques
and management demonstrates high level of contribution.