Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPardini, Daniel Jardim.
dc.contributor.authorAlmeida, Cacilda Maria de
dc.date.accessioned2020-03-20T19:05:01Z
dc.date.available2020-03-20T19:05:01Z
dc.date.issued2013
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/358
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo avaliar a ambiência para inovar gerada por incubadoras no desenvolvimento de produtos e serviços, processos, marketing e gestão organizacional. As quatro dimensões propostas para avaliar a ambiência de inovação emanam do Manual de Oslo, concebido para oferecer conceitos, metodologias e diretrizes para a coleta e análise de dados de pesquisas sobre inovação. A investigação foi realizada por meio de uma survey, elaborada com 35 variáveis indicativas das dimensões ambiência para inovação em produtos e serviços, processos, marketing e gestão organizacional. O questionário foi aplicado junto aos gestores das 149 empresas incubadas da Rede Mineira de Inovação (RMI), presentes nas 21 incubadoras do Estado de Minas Gerais. Para avaliar os 54 questionários respondidos fez-se uso da estatística descritiva. Os resultados indicam um reconhecimento dos gestores empresas incubadas do Estado de Minas Gerais em relação às dimensões ambiência para inovar em desenvolvimento de produtos e serviços, marketing e gestão organizacional. Nessas dimensões cabe destacar na percepção dos gestores os elevados índices de contribuição das incubadoras em melhorias de geração de eficiência no atendimento ao cliente, na busca de mudanças significativas dos métodos de marketing e na implementação de novos meios para organizar as relações com empresas e instituições públicas. Por outro lado, apesar da dimensão para inovar em processos apresentar na percepção dos gestores nenhuma ou quase nenhuma contribuição na ambiência das incubadoras, a variável mudança significativa das técnicas de contabilidade e gestão apresenta alto índice de contribuição.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to evaluate the ambience to innovate generated by incubators in developing products and services, processes, marketing and organizational management. Incubators play an important role in the viability of ideas and in the structuring and gestation of new companies to the market. The 4 dimensions proposed to evaluate the ambience of innovation beginning from the Oslo Manual, designed to offer concepts, methodologies and guidelines for data collect and analysis by innovation research. The investigation was carried out by survey, made with 35 variables indicative of the dimensions ambience for innovation in products and services, processes, marketing and organizational management. The questionnaire was applied by the managers of the 149 incubated companies from Rede Mineira de Inovação (RMI), existent in 21 incubators from Minas Gerais State. To evaluate the 54 questionnaires, were answered made uses of descriptive statistics. The results indicate a recognition of managers incubated companies from Minas Gerais State in relation to dimensions ambience to innovate in development of products and services, marketing and organizational management. These dimensions it is necessary to emphasize the high rates of contribution of incubators in generation efficiency improvements in customer service in search of significant changes of marketing methods and the implementation of new ways to organize the relationships between companies and public institutions. On the other hand, despite the dimension to innovate in processes show no or almost no contribution to ambience of the incubators, the variable significant change of accounting techniques and management demonstrates high level of contribution.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIncubadoras de empresaspt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleAvaliação da ambiência de inovação em incubadoras de Minas Gerais: um estudo na perspectiva de gestores de empresas incubadaspt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples