Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Alexandre Teixeira
dc.contributor.authorSousa, Eva Jaqueline Rolim Gonçalves de
dc.date.accessioned2020-03-25T17:18:21Z
dc.date.available2020-03-25T17:18:21Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/376
dc.description.abstractO dinamismo do ambiente e a rivalidade são fatores que potencialmente podem influenciar a posição competitiva das firmas. Esse foi o ponto inicial para este estudo, que tem como objetivo principal analisar as influências do dinamismo e da rivalidade na posição competitiva das empresas no período pré e pós-crise econômica de 2008. Para isso, utilizaram-se como amostra dados de empresas manufatureiras americanas no período de 2001 a 2015, analisando-se os dados através de modelagem de equações estruturais. O referencial teórico foi construído com base em estudos de autores clássicos e atuais para dar sustentação ao modelo proposto. Quando se trata de posição competitiva, a posição de Vantagem Competitiva é bastante estudada, sendo tema de diversos trabalhos. Já as posições de Desvantagem e Paridade Competitiva são pouco estudadas. Também pouco estudada é a relação entre os construtos dinamismo do ambiente e rivalidade. O modelo proposto neste estudo relaciona os construtos Posição Competitiva, Dinamismo e Rivalidade, utilizando como moderador o tamanho da firma. Constatou-se que a crise de 2008 influenciou o ambiente no qual as firmas da amostra estão inseridas, causando redução no dinamismo e na rivalidade. Verificou-se que a rivalidade e o tamanho da firma exerceram influência sobre a Posição Competitiva das firmas. Já dinamismo teve pouca influência sobre a Posição Competitiva delas. Conclui-se também que o dinamismo tem influência direta sobre a rivalidade entre as firmas, pois quanto maior o dinamismo maior será a rivalidade entre as elas.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCrise econômica – Séc XXIpt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.titleAnálise dos efeitos da rivalidade e do dinamismo do ambiente na posição competitiva da firmapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples