Análise dos efeitos da rivalidade e do dinamismo do ambiente na posição competitiva da firma
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Sousa, Eva Jaqueline Rolim Gonçalves de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O dinamismo do ambiente e a rivalidade são fatores que potencialmente podem influenciar a
posição competitiva das firmas. Esse foi o ponto inicial para este estudo, que tem como
objetivo principal analisar as influências do dinamismo e da rivalidade na posição competitiva
das empresas no período pré e pós-crise econômica de 2008. Para isso, utilizaram-se como
amostra dados de empresas manufatureiras americanas no período de 2001 a 2015,
analisando-se os dados através de modelagem de equações estruturais. O referencial teórico
foi construído com base em estudos de autores clássicos e atuais para dar sustentação ao
modelo proposto. Quando se trata de posição competitiva, a posição de Vantagem
Competitiva é bastante estudada, sendo tema de diversos trabalhos. Já as posições de
Desvantagem e Paridade Competitiva são pouco estudadas. Também pouco estudada é a
relação entre os construtos dinamismo do ambiente e rivalidade. O modelo proposto neste
estudo relaciona os construtos Posição Competitiva, Dinamismo e Rivalidade, utilizando
como moderador o tamanho da firma. Constatou-se que a crise de 2008 influenciou o
ambiente no qual as firmas da amostra estão inseridas, causando redução no dinamismo e na
rivalidade. Verificou-se que a rivalidade e o tamanho da firma exerceram influência sobre a
Posição Competitiva das firmas. Já dinamismo teve pouca influência sobre a Posição
Competitiva delas. Conclui-se também que o dinamismo tem influência direta sobre a
rivalidade entre as firmas, pois quanto maior o dinamismo maior será a rivalidade entre as
elas.