Marketing na psicologia: um estudo exploratório sobre a imagem profissional
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Data
2008Autor
Mendes, Renata Livramento
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O presente trabalho buscou analisar a imagem da Psicologia com ênfase na
profissão, no profissional, no mercado de trabalho e no conhecimento dos
stakeholders sobre marketing. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de
caráter exploratório, em que . Além da revisão de literatura, foram coletados dados
por meio de entrevistas em profundidade e da técnica projetiva de construção de
desenhos, envolvendo diversos stakeholders da Psicologia em Belo Horizonte,
Minas Gerais. Foram contempladas as seguintes categorias de stakeholders:
candidatos, alunos, professores e coordenadores de cursos de graduação em
Psicologia, psicólogos atuantes e não-atuantes, prospects (pessoas que nunca
utilizaram de serviços psicológicos), clientes que concluíram e que interromperam a
prestação de serviços psicológicos, além de clientes que estavam utilizando de
serviços psicológicos no período em que as entrevistas foram realizadas. As
informações obtidas foram submetidas à análise de conteúdo e classificadas de
acordo com as dimensões emocionais, simbólicas, cognitivas e funcionais, propostas
no modelo teórico de De Toni, Milan e Schuler (2004, 2005). Os resultados indicam
que vários fatores contribuem para a ocorrência de uma nebulosidade na imagem da
Psicologia. Dentre eles, pode-se destacar: a carência de elementos tangíveis que
diferenciem a profissão e seus profissionais; o baixo nível de conhecimento dos
stakeholders sobre a profissão de Psicologia, quais são as atribuições dos
psicólogos e a presença de áreas de sombreamento da Psicologia com outras
profissões. Além disto, constatou-se que o relacionamento entre psicólogos e
clientes/pacientes é um importante fator para a percepção de valor em relação aos
serviços psicológicos. Entretanto, o parco conhecimento que os psicólogos
apresentam sobre o comportamento dos clientes, sobre o mercado de trabalho da
profissão e sobre marketing de serviços têm dificultado a adoção de um
posicionamento profissional mais adequado, contribuindo para um baixo
reconhecimento e valorização da profissão. The aim of this study was to analyse the image of Psychology, standing out the
profession, the professional, the market and the knowledge that the stakeholders
have about marketing. We carried out a qualitative research, by means of in-depth
interviews and using projective drawing techniques with many stakeholders of
Psychology in Belo Horizonte, Minas Gerais. The following categories of
stakeholders were interviewed: students of undergraduate courses of psychology,
professors and coordinators of undergraduate courses of psychology, active
psychologists, non-active psychologists, current clients, ex-clients and prospects.
The data was submitted to content analysis, and classified according to the
emocional, functional, simbolic and cognitive dimensions suggested by De Toni,
Milan and Schuler´s theoretical model (2004, 2005). The main results indicate that
many factors may contribute to a vague image of Psychology. Among them, there is
a lack of tangible elements of the image, a low level of knowledge that the
stakeholders have about Psychology and its assignments, and the presence of
intersection areas of Psychology and other professions. This research also indicates
that the relationship between psychologists and patients/clients is an important factor
for the perception of value of the psychological services. However, the knowledge
that the psychologists have about the consumer´s behavior of their services is
limited, as well as the knowledge they have about the market of their profession, and
it make difficult for them to have a good strategic position in this market. Besides that,
there is a very low level of knowledge that the psychologists have about marketing
and its potential to improve the recognition and the valorization of their profession.