dc.contributor.advisor | Dias, Alexandre Teixeira | |
dc.contributor.author | Villela Filho, Roberto | |
dc.date.accessioned | 2020-05-07T11:12:53Z | |
dc.date.available | 2020-05-07T11:12:53Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/441 | |
dc.description | The easing of the requirements for the private initiative entering in higher education, in the
mid 1990’s, generated an unprecedented profusion of Higher Education Institutions (HEI) in
Brazil. As years went by, the scenario was characterized by the occurrence of a fierce
competition concerning attracting and retention of students, who started to have a
considerable variety of options of HEI and courses. To understand the behavior of this
growing and heterogeneous public in relation to the HEI became a critical factor for many
managers’ success. Almost always, this effort culminated in investments in communication
and marketing, in distinct and diffuse ways. In spite of the practice itself having evolved,
there are still advances to be achieved. Therefore, this study aimed at measuring the relation
between Marketing Integrated Communication (MIC) and the institutional image of a private
Higher Education Institution, under the students’ perspective. This objective expresses the
possibilities of understanding how the students received and receive the different discourses
around a brand; and perceive the daily practiced activity within a HEI, as well as the relation
they make of this group with the image they elaborate for the institution. A research of an
applied nature with descriptive character and quantitative approach was carried out. Students
enrolled in the Commercial Management, Financial Management and Human Resources
Management courses of the institution researched, answered a 67 question questionnaire. In
order to condense the number of questions in a reduced group of variables that answered in a
clearer way the objective of this work, a Factorial Analysis by the Principal Components
Method was used. And to evaluate the convenience existence of the Factorial Analysis model,
the Bartlett sphericity test and the adjustment measure of the Kaiser-Meyer-Olkin (KMO)
sample, were used. The obtained data analysis and the theory proposed to support the study
allowed to identify the relation established by the students between the MIC and the
institutional image of the HEI researched. Note, as an example, the consistency of the
constructs that show an explicit affinity with the proposed objective: News; Institutional
Routine; and Relationship. | pt_BR |
dc.description.abstract | A flexibilização de exigências para o ingresso da iniciativa privada no ensino superior, em
meados da década de 1990, gerou uma profusão sem precedentes de Instituições de Ensino
Superior (IES) no Brasil. Com o passar dos anos, o cenário caracterizou-se pela emergência
de uma concorrência acirrada no que tange à atração e à fidelização de estudantes, que
passaram a ter uma oferta considerável de opções de IES e cursos. Compreender o
comportamento desse público crescente e heterogêneo em relação à imagem das IES tornouse
fator crítico de sucesso para muitas gestões. Esse esforço, quase que invariavelmente,
culminava em investimentos em comunicação e marketing, de formas distintas e difusas. Em
que pese o fato de as práticas terem evoluído, há muitos avanços a galgar. Portanto, este
estudo pretendeu mensurar as relações entre a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e
a imagem institucional de uma instituição privada de ensino superior, sob a perspectiva dos
alunos. Este objetivo exprime possibilidades de se compreender formas como o estudante
recebeu e recebe diferentes discursos em torno da marca; e percebe a atividade praticada no
dia a dia, dentro da IES; bem como a relação que ele faz desse conjunto com a imagem que
elabora para a instituição. Foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com caráter
descritivo e abordagem quantitativa. Discentes matriculados nos cursos de Gestão Comercial,
Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos da instituição pesquisada responderam a
um questionário com 67 questões. Com a intenção de condensar o número de questões em um
grupo reduzido de variáveis que respondesse de forma mais clara ao objetivo do trabalho, foi
utilizada uma Análise Fatorial pelo Método de Componentes Principais. E para avaliar a
existência de conveniência do modelo da Análise Fatorial foram utilizados o teste de
esfericidade de Bartlett e a medida de adequação da amostra de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO).
A análise dos dados obtidos e a teoria levantada para embasar o estudo permitiram identificar
as relações estabelecidas pelos alunos entre a CIM e a imagem institucional na IES
pesquisada. Registre-se, como exemplo, a consistência de construtos que apresentam
afinidade explícita com o objetivo proposto: Notícias; Rotina da Instituição; e
Relacionamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação em marketing – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Imagem corporativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | A relação entre a comunicação integrada de marketing e a imagem institucional em uma instituição privada de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |