Eficiência técnica e retornos de escala das empresas terceirizadas por uma distribuidora de energia elétrica: um estudo com base na análise de envoltória de dados
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Data
2016Autor
Cosenza, Sílvia Duval da Silva
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As empresas terceirizadas no setor elétrico nem sempre estão preparadas financeira e
tecnicamente para fornecer produtos ou serviços nos padrões de excelência esperados. A
falha na prestação do serviço pode causar grandes prejuízos à distribuidora em face à relação
com o órgão regulador, ademais, a ruptura de contratos em andamento causam prejuízos ainda
maiores, pois as características desse setor não aceitam paralisação nas operações. Portanto, o
desempenho de empresas terceirizadas deve ser monitorado de forma permanente e o
incentivo para a melhor utilização dos recursos disponíveis na prestação de serviços implica
em vantagens para o contratante e contratado. Este trabalho propõe a utilização da Análise de
Envoltória de dados para medir a eficiência produtiva, ou seja, eficiência técnica (a menor
utilização de insumos) e eficiência de escala (o nível de produção mais adequado) de centros
de serviços emergenciais e comerciais das empresas contratadas por uma distribuidora de
energia elétrica, considerando múltiplos insumos e produtos. A pesquisa foi separada em três
abordagens, a primeira analisa a eficiência produtiva dos centros de serviços contratados sob
ótica de insumos de trabalho (mão de obra) e propõe alternativas de rearranjos com o objetivo
de aumentar a eficiência da empresa terceirizada. A segunda abordagem testa a inclusão da
variável de “quantidade de serviços improdutivos” utilizando-a como um output indesejável e
compara os índices de eficiência com os resultados do indicador de improdutividade medido
pela concessionária. Os resultados mostram que o comportamento dos novos indicadores
estão aderentes aos valores do indicador de balizamento, o que sugere válida a aplicação da
técnica para medida de eficiência utilizando variáveis incrementais. A terceira abordagem
analisou o desempenho das empresas terceirizadas lançando alguma luz na relação principalagente
quando a abordagem é feita considerando aspectos de qualidade. A inclusão do aspecto
da qualidade do serviço foi utilizada para avaliar o possível trade-off entre insumos de
trabalho e qualidade, o resultado mostra a necessidade de aprimoramento dos contratos no
sentido de melhorar os incentivos para que os interesses do principal fosse atendido. As
contribuições complementares deste trabalho são: o estudo das variáveis de insumo e produto
que descrevem o processo produtivo sob análise e a sistematização da utilização da Análise de
envoltória de dados para análise de desempenho de empresas terceirizadas considerando
múltiplos insumos e produtos. The outsourcing companies in the electricity Brazilian sector are not usually prepared
financially and technically to provide products or services on expected standards of
excellence. Failure to provide the service can cause major damage to the distributor in relation
to the regulatory organ. In addition to that, disruption of ongoing contracts cause even greater
losses as this sector does not accept downtime in operations. Therefore the outsourcing
companies’performance should be permanently monitored and encouraged to utilise the
resources they have available in the best way in order to provide great results for both
contractor and contractee.
This paper proposes the use of Data Envelopment Analysis to measure the production
efficiency , which means, technical efficiency (less use of inputs) and scale efficiency (the
most appropriate level of production) of emergency and commercial services provided by the
contractors hired by an electricity distributor, considering multiple inputs and outputs. This
research was divided into three approaches: the first analyses the production efficiency of
contractors’services engaged in labour and proposes rearrangement alternatives in order to
increase the efficiency of the outsourcing company. The second approach tests the inclusion
of the variable "amount of unproductive services " using it as an undesirable output and
compares the efficiency indices with the results of non-productivity indicators measured by
the distributor.The results show that the behaviour of the new indicators are associated to the
values of the reference indicator, which suggests that application of the technique is valid for
measuring efficiency using incremental variables.
The third approach analysed the outsourcing companies’ performance focusing in the
relationship contractor-contractee with a proposal to consider aspects of quality. The inclusion
of quality of service was used to assess the possible trade-off between labour inputs and
quality. The result shows that an enhancement of the contracts is necessary to improve
meeting the required targets.
The complementary contributions of this work are: the study of the variables supplies
and product describing the production process under analysis and systematization of Data
Envelopment Analysis for analysis performance of outsourcing companies considering
multiple inputs and products.