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    Eficiência técnica e retornos de escala das empresas terceirizadas por uma distribuidora de energia elétrica: um estudo com base na análise de envoltória de dados

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    Mestrado em Administração FUMEC 2016 (1.233Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Cosenza, Sílvia Duval da Silva
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    As empresas terceirizadas no setor elétrico nem sempre estão preparadas financeira e tecnicamente para fornecer produtos ou serviços nos padrões de excelência esperados. A falha na prestação do serviço pode causar grandes prejuízos à distribuidora em face à relação com o órgão regulador, ademais, a ruptura de contratos em andamento causam prejuízos ainda maiores, pois as características desse setor não aceitam paralisação nas operações. Portanto, o desempenho de empresas terceirizadas deve ser monitorado de forma permanente e o incentivo para a melhor utilização dos recursos disponíveis na prestação de serviços implica em vantagens para o contratante e contratado. Este trabalho propõe a utilização da Análise de Envoltória de dados para medir a eficiência produtiva, ou seja, eficiência técnica (a menor utilização de insumos) e eficiência de escala (o nível de produção mais adequado) de centros de serviços emergenciais e comerciais das empresas contratadas por uma distribuidora de energia elétrica, considerando múltiplos insumos e produtos. A pesquisa foi separada em três abordagens, a primeira analisa a eficiência produtiva dos centros de serviços contratados sob ótica de insumos de trabalho (mão de obra) e propõe alternativas de rearranjos com o objetivo de aumentar a eficiência da empresa terceirizada. A segunda abordagem testa a inclusão da variável de “quantidade de serviços improdutivos” utilizando-a como um output indesejável e compara os índices de eficiência com os resultados do indicador de improdutividade medido pela concessionária. Os resultados mostram que o comportamento dos novos indicadores estão aderentes aos valores do indicador de balizamento, o que sugere válida a aplicação da técnica para medida de eficiência utilizando variáveis incrementais. A terceira abordagem analisou o desempenho das empresas terceirizadas lançando alguma luz na relação principalagente quando a abordagem é feita considerando aspectos de qualidade. A inclusão do aspecto da qualidade do serviço foi utilizada para avaliar o possível trade-off entre insumos de trabalho e qualidade, o resultado mostra a necessidade de aprimoramento dos contratos no sentido de melhorar os incentivos para que os interesses do principal fosse atendido. As contribuições complementares deste trabalho são: o estudo das variáveis de insumo e produto que descrevem o processo produtivo sob análise e a sistematização da utilização da Análise de envoltória de dados para análise de desempenho de empresas terceirizadas considerando múltiplos insumos e produtos.
     
    The outsourcing companies in the electricity Brazilian sector are not usually prepared financially and technically to provide products or services on expected standards of excellence. Failure to provide the service can cause major damage to the distributor in relation to the regulatory organ. In addition to that, disruption of ongoing contracts cause even greater losses as this sector does not accept downtime in operations. Therefore the outsourcing companies’performance should be permanently monitored and encouraged to utilise the resources they have available in the best way in order to provide great results for both contractor and contractee. This paper proposes the use of Data Envelopment Analysis to measure the production efficiency , which means, technical efficiency (less use of inputs) and scale efficiency (the most appropriate level of production) of emergency and commercial services provided by the contractors hired by an electricity distributor, considering multiple inputs and outputs. This research was divided into three approaches: the first analyses the production efficiency of contractors’services engaged in labour and proposes rearrangement alternatives in order to increase the efficiency of the outsourcing company. The second approach tests the inclusion of the variable "amount of unproductive services " using it as an undesirable output and compares the efficiency indices with the results of non-productivity indicators measured by the distributor.The results show that the behaviour of the new indicators are associated to the values of the reference indicator, which suggests that application of the technique is valid for measuring efficiency using incremental variables. The third approach analysed the outsourcing companies’ performance focusing in the relationship contractor-contractee with a proposal to consider aspects of quality. The inclusion of quality of service was used to assess the possible trade-off between labour inputs and quality. The result shows that an enhancement of the contracts is necessary to improve meeting the required targets. The complementary contributions of this work are: the study of the variables supplies and product describing the production process under analysis and systematization of Data Envelopment Analysis for analysis performance of outsourcing companies considering multiple inputs and products.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/448
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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