Gestão do conhecimento, desengajamento do compartilhamento do conhecimento e estresse: um estudo da relação em uma organização pública de ensino superior federal
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Marques, Fernanda Machado Fonseca Ramalho
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objetivo descrever a
relação entre os construtos “gestão do conhecimento”, “desengajamento do compartilhamento
do conhecimento” e “estresse”. A pesquisa, de natureza descritiva, abordagem quantitativa,
adotou um questionário composto por três escalas existentes, sendo que a maturidade da
gestão do conhecimento foi medida pelo Instrumento para Avaliação da Gestão do
Conhecimento na Administração Pública (IAGCAP), desenvolvido por Batista (2012), uma
escala Likert de 7 pontos. O desengajamento do compartilhamento do conhecimento foi
medido usando a escala de três itens desenvolvida por Ford e Staples (2008). Já o estresse,
foi medido utilizando a Escala de Estresse no Trabalho (EET), desenvolvida por Paschoal e
Tamayo (2004), com escala de concordância tipo Likert de 5 pontos, além de questões
demográficas básicas de múltipla escolha. O questionário foi aplicado nos docentes e técnicos
administrativos da instituição, com obtenção de 323 respondentes. Para o tratamento dos
dados, foram realizadas análises descritivas simples, análises bivariadas e, por fim, uma
análise multivariada dos dados, que consistiu em análise fatorial exploratória e,
posteriormente, na modelagem de equações estruturais (SEM) para relacionar os construtos
em si. Os resultados obtidos apontaram o nível “introdução” em relação à maturidade da
gestão do conhecimento, significando que a instituição apresenta práticas em GC em algumas
de suas áreas; um nível de estresse geral relativamente baixo, demonstrando que os servidores
lidam relativamente bem com as características da instituição; e um nível médio sobre
desengajamento com o compartilhamento com o conhecimento. Com referência às relações
dos construtos, os resultados apresentaram significância positiva para a relação entre estresse
e o desengajamento com o compartilhamento do conhecimento e para a relação estresse e a
maturidade da gestão do conhecimento. Porém, a relação entre desengajamento com o
compartilhamento do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento não foi
confirmada. Este estudo colaborou com a pesquisa sobre o desengajamento do
compartilhamento do conhecimento, uma vez que foi possível verificar o impacto e o estresse
no processo de compartilhamento do conhecimento e ainda do estresse sobre a maturidade da
gestão do conhecimento na instituição. This study conducted in the Federal University of Ouro Preto aims to describe the relationship
between the constructs "knowledge management", "disengagement from knowledge sharing"
and "stress". The research has a descriptive nature, a quantitative approach, and utilized a
questionnaire composed by three existing scales. The knowledge management maturity scale
was measured by the Knowledge Management Evaluation Instrument in Public
Administration (IAGCAP) developed by Batista (2012), and it uses a 7 points Likert scale.
The disengagement from knowledge sharing was measured using a three items scale
developed by Ford and Staples (2008). The stress level was measured using the Work Stress
Scale (EET) developed by Paschoal and Tamayo (2004) in a 5 points Likert agreement scale.
Furthermore the respondents answered the multiple choice demographic questions. The
questionnaire was applied to the institution teachers and administrative technicians and
obtained 323 respondents. The data treatment was done by a simple descriptive analysis,
bivariate analysis and, finally, a multivariate data analysis consisting by an exploratory
factorial analysis and later a structural equation modeling (SEM) to relate the constructs
themselves. The obtained results pointed to the "introduction" level in relation to the
knowledge management maturity and it means that the institution has KM practices in some
of its sectors. It also pointed a relatively low level of general stress demonstrating that the
employees deal relatively well with the institution characteristics and an average level on
disengagement from knowledge sharing. Regarding to the constructs relationships it was
meaningfulness positive for the relation between stress and disengagement from knowledge
sharing and for the relation between stress and knowledge management maturity. However,
the relationship between disengagement from knowledge sharing and the knowledge
management maturity was not confirmed. This study collaborated with the disengagement
from knowledge sharing theme since it was possible to verify the stress impact on the
knowledge sharing process and also the influence from stress on the institution knowledge
management maturity.