Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLa Falce, Jefferson Lopes
dc.contributor.authorMarques, Fernanda Machado Fonseca Ramalho
dc.date.accessioned2020-05-11T22:33:38Z
dc.date.available2020-05-11T22:33:38Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/457
dc.description.abstractEste estudo, realizado na Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objetivo descrever a relação entre os construtos “gestão do conhecimento”, “desengajamento do compartilhamento do conhecimento” e “estresse”. A pesquisa, de natureza descritiva, abordagem quantitativa, adotou um questionário composto por três escalas existentes, sendo que a maturidade da gestão do conhecimento foi medida pelo Instrumento para Avaliação da Gestão do Conhecimento na Administração Pública (IAGCAP), desenvolvido por Batista (2012), uma escala Likert de 7 pontos. O desengajamento do compartilhamento do conhecimento foi medido usando a escala de três itens desenvolvida por Ford e Staples (2008). Já o estresse, foi medido utilizando a Escala de Estresse no Trabalho (EET), desenvolvida por Paschoal e Tamayo (2004), com escala de concordância tipo Likert de 5 pontos, além de questões demográficas básicas de múltipla escolha. O questionário foi aplicado nos docentes e técnicos administrativos da instituição, com obtenção de 323 respondentes. Para o tratamento dos dados, foram realizadas análises descritivas simples, análises bivariadas e, por fim, uma análise multivariada dos dados, que consistiu em análise fatorial exploratória e, posteriormente, na modelagem de equações estruturais (SEM) para relacionar os construtos em si. Os resultados obtidos apontaram o nível “introdução” em relação à maturidade da gestão do conhecimento, significando que a instituição apresenta práticas em GC em algumas de suas áreas; um nível de estresse geral relativamente baixo, demonstrando que os servidores lidam relativamente bem com as características da instituição; e um nível médio sobre desengajamento com o compartilhamento com o conhecimento. Com referência às relações dos construtos, os resultados apresentaram significância positiva para a relação entre estresse e o desengajamento com o compartilhamento do conhecimento e para a relação estresse e a maturidade da gestão do conhecimento. Porém, a relação entre desengajamento com o compartilhamento do conhecimento e a maturidade da gestão do conhecimento não foi confirmada. Este estudo colaborou com a pesquisa sobre o desengajamento do compartilhamento do conhecimento, uma vez que foi possível verificar o impacto e o estresse no processo de compartilhamento do conhecimento e ainda do estresse sobre a maturidade da gestão do conhecimento na instituição.pt_BR
dc.description.abstractThis study conducted in the Federal University of Ouro Preto aims to describe the relationship between the constructs "knowledge management", "disengagement from knowledge sharing" and "stress". The research has a descriptive nature, a quantitative approach, and utilized a questionnaire composed by three existing scales. The knowledge management maturity scale was measured by the Knowledge Management Evaluation Instrument in Public Administration (IAGCAP) developed by Batista (2012), and it uses a 7 points Likert scale. The disengagement from knowledge sharing was measured using a three items scale developed by Ford and Staples (2008). The stress level was measured using the Work Stress Scale (EET) developed by Paschoal and Tamayo (2004) in a 5 points Likert agreement scale. Furthermore the respondents answered the multiple choice demographic questions. The questionnaire was applied to the institution teachers and administrative technicians and obtained 323 respondents. The data treatment was done by a simple descriptive analysis, bivariate analysis and, finally, a multivariate data analysis consisting by an exploratory factorial analysis and later a structural equation modeling (SEM) to relate the constructs themselves. The obtained results pointed to the "introduction" level in relation to the knowledge management maturity and it means that the institution has KM practices in some of its sectors. It also pointed a relatively low level of general stress demonstrating that the employees deal relatively well with the institution characteristics and an average level on disengagement from knowledge sharing. Regarding to the constructs relationships it was meaningfulness positive for the relation between stress and disengagement from knowledge sharing and for the relation between stress and knowledge management maturity. However, the relationship between disengagement from knowledge sharing and the knowledge management maturity was not confirmed. This study collaborated with the disengagement from knowledge sharing theme since it was possible to verify the stress impact on the knowledge sharing process and also the influence from stress on the institution knowledge management maturity.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Ouro Pretopt_BR
dc.titleGestão do conhecimento, desengajamento do compartilhamento do conhecimento e estresse: um estudo da relação em uma organização pública de ensino superior federalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples