dc.contributor.advisor | Monteiro, Plínio Rafael Reis | |
dc.contributor.author | Soares, Felipe Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T23:06:36Z | |
dc.date.available | 2020-10-26T23:06:36Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/666 | |
dc.description.abstract | Apesar de ser considerada uma das principais ferramentas de comunicação criada
recentemente e de estar presente em pesquisas e estudos diversos, a constante
transformação e disposição de novas possibilidades na Internet ainda são o foco de
acadêmicos e empresários. Isso se dá pela capacidade de o meio virtual construir
uma representação do meio físico sem alguns tipos de entraves, como distâncias
geográficas. Dessa forma, a Internet, no paradigma situacional da Web colaborativa,
cria um ambiente de aproximação de clientes e fornecedores, proporcionando a
formação de redes de relacionamento, sendo usada como ferramenta de marketing
de relacionamento e digital. Este estudo teve como objetivo verificar, por meio de
regressão e análise multivariada, possíveis relações entre as interações dos
usuários, seu nível de engajamento e a quantidade de pessoas que falam sobre a
marca, a partir das publicações do administrador da página oficial da Fiat
Automóveis Brasil no Facebook, sobre o crescimento de fãs virtuais da mesma, em
um período de 53 semanas, sob uma perspectiva longitudinal. O resultado obtido foi
a aceitação das interações dos usuários como grande promotora de crescimento de
popularidade no ambiente virtual, bem como de um bom nível de engajamento dos
usuários no contexto virtual da empresa. Sugere-se a realização de estudos no
mesmo segmento para comparação de resultados, bem como a aplicação de
metodologias qualitativas para explorar possíveis outras correlações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Besides being considered one of the main communication tools recently created and
being present in many researches and studies, the constant transformation and
disposition of many possibilities on internet are still business and academic center of
attention. This is due to the capacity of the virtual media to construct a representation
of the physical media without some types of deviations, such as geographic distance.
Therefore, Internet, in collaborative Web situational paradigm, creates an
environment of client/supplier closeness, providing the construction of a relationship
network, being used as digital and relationship marketing tool. This study had as its
purpose verify, through regression and multiverse analysis, possible relations
between users interaction, the level of their engagement and the amount of people
talking about the brand, from the administrator publications at the official page of Fiat
Automóveis Brasil on Facebook to the growth of virtual fans at the profile, on a 53
weeks period, under a longitudinal perspective. The result obtained was the
acceptance of users interaction as a huge promoter for popularity increase over
virtual environment, as well as a good level of users commitment in the label virtual
context. It is suggested the performance of other studies about the same subject, as
well as the application of new qualitative methodologies to explore other possible
correlations. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing de relacionamento | pt_BR |
dc.subject | Marketing na internet | pt_BR |
dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.title | Ferramentas relacionais em mídias sociais: uma análise dos determinantes do engajamento e do crescimento de páginas oficiais do Facebook | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | FUMEC | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Ciências Empresariais | pt_BR |