Programa de Doutorado e Mestrado em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 398
-
Satisfação e comprometimento dos médicos: estudo em instituições hospitalares de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)Geralmente, as organizações se empenham em promover uma imagem externa que transmita credibilidade e qualidade, de forma a satisfazer o público consumidor. No entanto, muitas vezes não levam em conta a satisfação de seus ... -
O marketing de guerrilha sob a ótica dos profissionais das agências de propaganda em Belo Horizonte - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O atual mundo globalizado é marcado por profundas transformações: a rapidez de informações e o avanço tecnológico modificaram o modo de pensar, de viver e de consumir das pessoas. A competitividade agressiva impõe cada ... -
Competitividade em cenário de transformação e mudanças no setor de telecomunicações
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O setor de telecomunicações vem sendo considerado uma peça essencial na infraestrutura e, por isso, um componente relevante nos desenvolvimentos econômico e social dos países. O setor, no Brasil, vem passando por muitas ... -
Percepções sobre os desafios na administração de catástrofes: um ponto de partida para a manutenção da qualidade da gestão de riscos de acidentes naturais em Belo Horizonte/MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)Desastres naturais são catástrofes provocadas por fenômenos da natureza independentes de ação humana. Em 2013, a cidade de Belo Horizonte ganhou o prêmio Sasakawa em gestão de riscos de acidentes naturais, patrocinado, ... -
Capital social e relações organizacionais em arranjos produtivos locais: estudo no APL calçadista de Nova Serrana - MG
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2014)O Capital Social favorece o desenvolvimento do potencial competitivo das empresas, por meio da construção de infraestrutura relacional e integração entre os atores presentes em redes ou núcleos comuns, como é o caso dos ... -
Ferramentas relacionais em mídias sociais: uma análise dos determinantes do engajamento e do crescimento de páginas oficiais do Facebook
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Apesar de ser considerada uma das principais ferramentas de comunicação criada recentemente e de estar presente em pesquisas e estudos diversos, a constante transformação e disposição de novas possibilidades na Internet ... -
O marketing no setor da cultura: um estudo de múltiplos casos das ferramentas de promoção utilizadas por empresas de produção cultural
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)O presente trabalho consiste em um estudo de múltiplos casos realizado com três produtoras culturais, especializadas no agenciamento de artistas da música instrumental, situadas na cidade de Belo Horizonte - MG. O estudo ... -
Logística reversa de resíduos de saúde em hospitais da rede particular do Estado de Minas Gerais
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)As atividades dos estabelecimentos de saúde geram diariamente toneladas de resíduos de serviço de saúde. A eficiência do setor é questionada a cerca da gestão desses resíduos. A lei que rege o país a respeito da logística ... -
Antecedentes do comportamento irregular de consumidores brasileiros de energia elétrica, sob a ótica da Teoria do Estilo de Vida Criminal
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2013)Uma área em crescimento, mas ainda pouco explorada no comportamento do consumidor, refere-se a suas ações ilegais, tais como compra e consumo de produtos falsificados, furto de produtos em lojas, fraude de seguros, fraudes ... -
A relação entre líderes e membros (LMX), estilos de liderança e seus impactos na satisfação no trabalho
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2012)Na medida em que as fontes tradicionais de vantagem competitiva não se apresentam suficientes para prover uma posição competitiva sustentável. Os indivíduos e suas competências passam a ser considerados elementos de ... -
Impacto da comunicação televisiva nas intenções comportamentais de consumidores: um estudo empírico do mercado de cerveja
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2011)Avaliar a eficácia da propaganda é uma tarefa difícil e cara. Quem gasta dinheiro com ela deve querer saber que resultado estará obtendo. Todavia, o número de pesquisas básicas sobre a eficácia da propaganda é insignificante. ... -
A gestão da propriedade intelectual sobre o conhecimento tecnológico produzido pela comunidade acadêmica de uma instituição particular de ensino superior
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)A inovação tem se tornado um importante fator de desenvolvimento econômico, cultural e social. Neste sentido, as parcerias entre universidades e empresas tem se mostrado promissoras. Para agilizar este processo a Lei ... -
Impactos da qualidade percebida sobre as atitudes e intenções comportamentais de proprietários de automóveis
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Por muitos anos os consumidores de automóveis recebiam das empresas seus produtos como sendo os melhores disponíveis no mercado. Elas embasavam suas afirmações baseadas na tradição da marca no mercado brasileiro. Todavia ... -
Aplicação da theory of planned behavior: estudo sobre os preditivos do comportamento de consumo clandestino de energia elétrica
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2010)Este trabalho testou o modelo teórico denominado TPB (Theory of Planned Behavior) que é capaz de relacionar os construtos crenças comportamentais, crenças normativas, atitudes, normas subjetivas e controle comportamental ... -
Influências dos fatores ambientais e da folga de recursos no desempenho da firma
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)Este trabalho teve como objetivo pesquisar a influência do ambiente macroeconômico, do ambiente competitivo e da folga de recursos no desempenho da firma. Foram analisados dados de 2006 a 2016 de firmas de capital aberto, ... -
Alinhamento entre estratégia organizacional e de gestão de pessoas: um estudo em uma mineradora
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2016)O presente estudo configura-se por uma pesquisa descritiva-analítica, de natureza qualitativa, realizada em uma empresa multinacional Sul-Africana do segmento de mineração de ouro com o propósito de identificar os ... -
Redefinição de trajetória de carreira organizacional em um processo de fusão: estudo de caso no setor bancário
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2015)O presente estudo aborda as mudanças ocorridas na carreira de funcionários de dois bancos ( Banco Alfa e Banco Beta), de natureza privada, que passaram por um processo de fusão, visando a ocupar mais espaço no setor bancário ... -
Percepção dos agentes de carga em relação às operações portuárias de contêiner: um comparativo entre os Portos de Santos, Rotterdam e Xangai
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Desde a época das grandes navegações, que tiveram início no século XV, o transporte marítimo tem relevante importância no comércio e na economia mundial. Este modal é o mais usado para o transporte de cargas em todo o ... -
Influência da tipologia estratégica e competências organizacionais sobre o desempenho: estudo no setor de joias, semijoias e bijuterias
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2017)Observa-se, nos últimos anos, que os conceitos de estratégia e de gestão estratégica alteraram em relação ao controle e à gestão dos processos e indicadores da organização. A alteração está relacionada ao formato como a ... -
Consumo inovador e serviços bancários: adoção de serviços das FinTechs
(Mestrado em Administração, FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, 2019)A inovação é responsável por fomentar diversas formas e velocidade das informações que chegam para o consumidor e permite uma interação entre os usuários de determinada marca ou serviço. A inovação possibilitou a ...