Cultura organizacional e mudança: o caso de uma fundação de caráter educacional em Minas Gerais
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Data
2016Autor
Chaves, Juliana Almeida
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O estudo sobre cultura tem ganhado espaço considerável entre as tentativas de
compreensão dos fenômenos organizacionais, uma vez que a cultura organizacional
envolve os diversos setores e níveis das empresas e por ser reconhecida sua influência
sobre variados aspectos, desde o comportamento dos profissionais e gestores até a
formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Também a mudança
organizacional tem se destacado nos estudos organizacionais; as adaptações constantes
passam a constituir um importante recurso de sobrevivência e crescimento
organizacional. Dessa forma, a busca por melhor compreensão sobre a mudança e sua
aplicação no ambiente organizacional e a influência que recebe da cultura das
organizações vem ocupando destaque no cenário dos estudos organizacionais. Diante
disso, este estudo tem como objetivo descrever e caracterizar o processo de mudança
organizacional, considerando os atributos da cultura organizacional em uma Fundação
de caráter educacional, localizada no interior de Minas Gerais. A abordagem empregada
nesta pesquisa realça sua natureza qualitativa, requerendo atenção aos elementos
presentes na subjetividade humana. Os atores sociais envolvidos neste estudo foram os
gestores da Fundação, diretores das IES, coordenadores dos cursos, docentes e
funcionários do quadro administrativo das IES, sendo entrevistado um total de 14
(quatorze) pessoas. Os dados foram coletados a partir de duas técnicas: entrevista
realizada com os respondentes e análise de documentos internos para enriquecimento
das informações. Para análise dos resultados, foi empregada a técnica de análise de
conteúdo. As principais mudanças identificadas na Fundação em estudo foram:
transição do sistema de ensino do CEE para o MEC, mudança dos gestores, maior
profissionalização, maior envolvimento dos funcionários, melhorias físicas, definição de
novas estratégias para manter a competitividade em relação aos concorrentes, perfil do
público de baixa renda e a crise atual e mudança no perfil dos alunos. A partir do
modelo de análise da cultura organizacional, foram identificadas as seguintes
particularidades: a) linguagem comumente utilizada, como os termos Conselho Estadual
de Educação e Ministério da Educação, costumes, como cordialidade entre as pessoas,
tradições no ramo da educação; b) proibições quanto a determinados assuntos (mudança
da gestão), preocupação com a qualidade nos serviços prestados como também com o
bem-estar dos funcionários; c) lealdade entre as pessoas, informalidade nas relações,
perseverança; d) obediência à hierarquia e cumprimento das normas acadêmicas e)
concentração de poder pelo acúmulo de cargos, centralização de decisões
administrativas nos gestores, descentralização relativa de decisões acadêmicas
envolvendo os diretores e coordenadores, sensação de impunidade; f) melhorias na
estrutura física sempre que necessário e clima amistoso, profissionalização pelo
alinhamento de processos e pela busca de maior qualificação dos funcionários e
melhoria contínua; g) uso de termos tais como: Conselho Curador, NDE, Colegiado,
CPA; h) compreensão de que o CEE é mais flexível e de que o MEC é mais rigoroso; i)
personificação do MEC, reconhecimento pelo MEC valioso mercadologicamente e
caráter familiar das relações. The study of culture has gained considerable space from the attempt of understanding of
organizational phenomena, since the organizational culture involves different sectors
and levels of the company and to be recognized its influence on various aspects, from
the behavior of professionals and managers to strategy formulation and performance
organizational. E organizational change also has excelled in organizational studies the
constant adaptations come to be an important survival resource and organizational
growth. Thus, a better understanding of the change and its application in the
organizational environment and the influence it receives from the culture of
organizations, has stood in the scenario of organizational studies. Thus, this study aims
to describe and characterize the organizational change process considering the attributes
of organizational culture in an educational character foundation, located in Minas
Gerais. The approach used in this research highlights a qualitative nature, requiring
attention to elements present in subjectivity humana. The social actors involved in this
study were the managers of the founding directors of IES, coordinators of courses,
faculty and staff of the administrative staff of the HEI, being interviewed a total of
fourteen (14) people. Data were collected from two techniques: interview with the
interviews and analysis of internal documents to enrich the information. For data
analysis was used to conteúdo. As analysis main changes identified were: the transition
from EEC to MEC, change of managers, greater professionalism, greater employee
engagement, physical improvements, defining new strategies to maintain
competitiveness against competitors, profile the low-income public and the current
crisis and change in student profile. And the following actions from the organizational
culture analysis model were identified: a) language commonly used as State Board of
Education and the Ministry of Education, customs and cordiality among people,
traditions in the education sector; b) prohibitions regarding specific issues (change
management), concern for the quality of services provided as well as the welfare of
employees; c) loyalty among people, informal relationships, perseverance; d) obedience
to hierarchy and compliance with academic standards and) concentration of power by
the accumulation of positions, centralization of administrative decisions in managers on
decentralization in academic decisions involving the directors and coordinators, sense of
impunity; f) improvements in the physical structure where necessary and friendly
atmosphere, professionalism by aligning processes and search for more highly qualified
employees and continuous improvement; g) use of terminology such as: Board of
Trustees, NDE, Board, CPA; h) understanding that EEC = flexible and MEC = strict; i)
personification of MEC, recognition by the MEC for valuable mercadologicamente
character and family relations.