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dc.contributor.advisorLima, Juvêncio Braga de
dc.contributor.authorChaves, Juliana Almeida
dc.date.accessioned2020-10-28T00:08:37Z
dc.date.available2020-10-28T00:08:37Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/697
dc.description.abstractO estudo sobre cultura tem ganhado espaço considerável entre as tentativas de compreensão dos fenômenos organizacionais, uma vez que a cultura organizacional envolve os diversos setores e níveis das empresas e por ser reconhecida sua influência sobre variados aspectos, desde o comportamento dos profissionais e gestores até a formulação de estratégias e o desempenho organizacional. Também a mudança organizacional tem se destacado nos estudos organizacionais; as adaptações constantes passam a constituir um importante recurso de sobrevivência e crescimento organizacional. Dessa forma, a busca por melhor compreensão sobre a mudança e sua aplicação no ambiente organizacional e a influência que recebe da cultura das organizações vem ocupando destaque no cenário dos estudos organizacionais. Diante disso, este estudo tem como objetivo descrever e caracterizar o processo de mudança organizacional, considerando os atributos da cultura organizacional em uma Fundação de caráter educacional, localizada no interior de Minas Gerais. A abordagem empregada nesta pesquisa realça sua natureza qualitativa, requerendo atenção aos elementos presentes na subjetividade humana. Os atores sociais envolvidos neste estudo foram os gestores da Fundação, diretores das IES, coordenadores dos cursos, docentes e funcionários do quadro administrativo das IES, sendo entrevistado um total de 14 (quatorze) pessoas. Os dados foram coletados a partir de duas técnicas: entrevista realizada com os respondentes e análise de documentos internos para enriquecimento das informações. Para análise dos resultados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. As principais mudanças identificadas na Fundação em estudo foram: transição do sistema de ensino do CEE para o MEC, mudança dos gestores, maior profissionalização, maior envolvimento dos funcionários, melhorias físicas, definição de novas estratégias para manter a competitividade em relação aos concorrentes, perfil do público de baixa renda e a crise atual e mudança no perfil dos alunos. A partir do modelo de análise da cultura organizacional, foram identificadas as seguintes particularidades: a) linguagem comumente utilizada, como os termos Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação, costumes, como cordialidade entre as pessoas, tradições no ramo da educação; b) proibições quanto a determinados assuntos (mudança da gestão), preocupação com a qualidade nos serviços prestados como também com o bem-estar dos funcionários; c) lealdade entre as pessoas, informalidade nas relações, perseverança; d) obediência à hierarquia e cumprimento das normas acadêmicas e) concentração de poder pelo acúmulo de cargos, centralização de decisões administrativas nos gestores, descentralização relativa de decisões acadêmicas envolvendo os diretores e coordenadores, sensação de impunidade; f) melhorias na estrutura física sempre que necessário e clima amistoso, profissionalização pelo alinhamento de processos e pela busca de maior qualificação dos funcionários e melhoria contínua; g) uso de termos tais como: Conselho Curador, NDE, Colegiado, CPA; h) compreensão de que o CEE é mais flexível e de que o MEC é mais rigoroso; i) personificação do MEC, reconhecimento pelo MEC valioso mercadologicamente e caráter familiar das relações.pt_BR
dc.description.abstractThe study of culture has gained considerable space from the attempt of understanding of organizational phenomena, since the organizational culture involves different sectors and levels of the company and to be recognized its influence on various aspects, from the behavior of professionals and managers to strategy formulation and performance organizational. E organizational change also has excelled in organizational studies the constant adaptations come to be an important survival resource and organizational growth. Thus, a better understanding of the change and its application in the organizational environment and the influence it receives from the culture of organizations, has stood in the scenario of organizational studies. Thus, this study aims to describe and characterize the organizational change process considering the attributes of organizational culture in an educational character foundation, located in Minas Gerais. The approach used in this research highlights a qualitative nature, requiring attention to elements present in subjectivity humana. The social actors involved in this study were the managers of the founding directors of IES, coordinators of courses, faculty and staff of the administrative staff of the HEI, being interviewed a total of fourteen (14) people. Data were collected from two techniques: interview with the interviews and analysis of internal documents to enrich the information. For data analysis was used to conteúdo. As analysis main changes identified were: the transition from EEC to MEC, change of managers, greater professionalism, greater employee engagement, physical improvements, defining new strategies to maintain competitiveness against competitors, profile the low-income public and the current crisis and change in student profile. And the following actions from the organizational culture analysis model were identified: a) language commonly used as State Board of Education and the Ministry of Education, customs and cordiality among people, traditions in the education sector; b) prohibitions regarding specific issues (change management), concern for the quality of services provided as well as the welfare of employees; c) loyalty among people, informal relationships, perseverance; d) obedience to hierarchy and compliance with academic standards and) concentration of power by the accumulation of positions, centralization of administrative decisions in managers on decentralization in academic decisions involving the directors and coordinators, sense of impunity; f) improvements in the physical structure where necessary and friendly atmosphere, professionalism by aligning processes and search for more highly qualified employees and continuous improvement; g) use of terminology such as: Board of Trustees, NDE, Board, CPA; h) understanding that EEC = flexible and MEC = strict; i) personification of MEC, recognition by the MEC for valuable mercadologicamente character and family relations.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCultura organizacional e mudança: o caso de uma fundação de caráter educacional em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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