O impacto dos processos de administração estratégica como antecedentes do desempenho das micro e pequenas empresas
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Data
2010Autor
Lopes, Vera Helena
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A Administração Estratégica tem sido foco de um número relevante de publicações,
pesquisas e livros editados nos últimos anos. Há um consenso sobre a sua
relevância na qualidade de gestão e longevidade das organizações. O Processo de
Administração Estratégica envolve, conforme a literatura, etapas tais como análise,
planejamento, implementação e controle estratégico. Porém, são escassos os
estudos que buscam verificar, empiricamente, as relações entre a intensidade desse
processo e o desempenho das organizações. Nesse sentido, este trabalho busca
verificar empiricamente essa relação. Para tanto, propõe escalas de mensuração da
intensidade de cada etapa do processo de administração estratégica em empresas
de micro e pequeno porte. Para sua validação foram coletados 378 questionários
com gestores de micro e pequenas empresas. Após validação das escalas, um
modelo estrutural foi testado. Verificou-se que o processo de administração
estratégica explica 41% do desempenho das empresas pesquisadas. Com base no
modelo testado, conclui-se que este trabalho contribui para desenvolvimento de
pesquisas que buscam explicar o desempenho das empresas, em especial no que
se refere à administração estratégica. Também indica importantes recomendações
gerenciais, já que somente as estratégias deliberadas impactaram no desempenho.
Trata-se de um estudo inovador que promove importantes implicações para gerentes
e pesquisadores. The Strategic Management is a topic that has been the focus of a number of relevant
publications, research and books published in recent years. There is a consensus
about its importance in quality management and longevity of organizations. The
Strategic Management Process involves, according to the literature, steps such as
analysis, planning, implementation and strategic control, but there are few studies
that attempt to empirically verify the relationship between the intensity of this process
and organizational performance. Thus, this thesis intends to empirically verify this
relationship. Later, it scales to measure the intensity of each step of the process of
strategic management. For validation, 378 questionnaires were collected with
managers of micro and small enterprises. After validation of the scales, a structural
model was tested. It was found that the process of strategic management explains
41% of the performance of the companies surveyed. Based on the model tested, it is
concluded that this work contributes to the development of research seeking to
explain the performance of enterprises, particularly in regard to strategic
management. It also indicates important management recommendations, since only
the deliberate strategies impacted on performance. This is a groundbreaking study
that has important implications for manager and researches.