Qualidade de vida no trabalho e poder: um estudo com professores de cursos de administração no setor privado de ensino superior em Belo Horizonte
Visualizar/ Abrir
Data
2014Autor
Vitral, Lesely Gonçalves Vieira Silvério
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
O sentido do trabalho já passou por muitas fases: dos caçadores pré-históricos aos operários
que formam a mão de obra das organizações atuais. Durante esse tempo, o trabalho sempre foi
parte integrante da vivência diária do homem, mas foi a partir do século XVIII, com a Revolu-
ção Industrial, que o sentido do trabalho e a vida em sociedade foram claramente modificados.
Este estudo teve o objetivo de analisar a relação entre QVT e Poder, a partir das percepções de
professores universitários de cursos de Administração do Ensino Superior privado de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se o modelo das 8 dimensões de Walton (1973), para QVT, e, para
o Poder, a Escala de Bases de Poder do Supervisor (EBPS), de French e Raven (1959), desenvolvida e validada por análises fatoriais exploratórias, cuja validação, no Brasil, foi conduzida
por Martins et al. (2006), contendo 4 Bases de Poder. A metodologia de pesquisa foi exploratória, de campo, bibliográfica e quantitativa. Sua amostragem foi não probabilística por conveniência. Trata-se de um estudo cujos objetivos específicos foram: validar o instrumento de pesquisa, pois não existe modelo de QVT, de Walton, com questões relacionadas ao Poder; relacionar as dimensões do poder com as dimensões de QVT; e comparar as dimensões de QVT e
Poder entre as IES. Conclui-se que foi possível realizar e cumprir o que a pesquisa propunha
em seus objetivos específicos, cujos resultados proporcionaram uma oportunidade de reflexão
sobre QVT e Poder, assim como sua análise. The direction of the work already passed for many phases since the prehistoric hunters until
arriving at the laborers who form the hand of workmanship of the current organizations. During
this timework always was an integrant part of the man, but it was from the daily experience of
the man, but it was from the Industrial Revolution, in 1776, that the direction of the work and
the life in society dearly had been modified. The present study had the objective to analyses the
relation between QVT and Power from the perceptions of university professors of courses of
Administration in private Superior Teaching of Belo Horizonte. For in such a way, the model
of the 8 dimensions of Walton (1973) for QVT. And it was used Power Scale of Bases of Being
able of the Supervisor (EBPS), of French and Raven (1959), developed and validated for exploratory factorial analysis, being this validation in Brazil lead for Martins et al. (2006), that it
contains 04 Bases of Being able. The research methodology was exploratory and quantitative.
Whose specific objectives had been: to validate the research instrument, therefore, do not exist
model of QVT of Walton with questions related to the Power, to relate the dimensions of the
power with the QVT dimensions and to compare the dimensions of QVT and Power between
the IES. One concludes it was possible to carry through and to fulfill what the research considered in its specific objectives. The gotten results had provided to a chance of reflection on the
QVT and Power, as well as of its analysis.