Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Alex
dc.contributor.authorVitral, Lesely Gonçalves Vieira Silvério
dc.date.accessioned2020-11-10T10:35:58Z
dc.date.available2020-11-10T10:35:58Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/746
dc.description.abstractO sentido do trabalho já passou por muitas fases: dos caçadores pré-históricos aos operários que formam a mão de obra das organizações atuais. Durante esse tempo, o trabalho sempre foi parte integrante da vivência diária do homem, mas foi a partir do século XVIII, com a Revolu- ção Industrial, que o sentido do trabalho e a vida em sociedade foram claramente modificados. Este estudo teve o objetivo de analisar a relação entre QVT e Poder, a partir das percepções de professores universitários de cursos de Administração do Ensino Superior privado de Belo Horizonte. Para tanto, utilizou-se o modelo das 8 dimensões de Walton (1973), para QVT, e, para o Poder, a Escala de Bases de Poder do Supervisor (EBPS), de French e Raven (1959), desenvolvida e validada por análises fatoriais exploratórias, cuja validação, no Brasil, foi conduzida por Martins et al. (2006), contendo 4 Bases de Poder. A metodologia de pesquisa foi exploratória, de campo, bibliográfica e quantitativa. Sua amostragem foi não probabilística por conveniência. Trata-se de um estudo cujos objetivos específicos foram: validar o instrumento de pesquisa, pois não existe modelo de QVT, de Walton, com questões relacionadas ao Poder; relacionar as dimensões do poder com as dimensões de QVT; e comparar as dimensões de QVT e Poder entre as IES. Conclui-se que foi possível realizar e cumprir o que a pesquisa propunha em seus objetivos específicos, cujos resultados proporcionaram uma oportunidade de reflexão sobre QVT e Poder, assim como sua análise.pt_BR
dc.description.abstractThe direction of the work already passed for many phases since the prehistoric hunters until arriving at the laborers who form the hand of workmanship of the current organizations. During this timework always was an integrant part of the man, but it was from the daily experience of the man, but it was from the Industrial Revolution, in 1776, that the direction of the work and the life in society dearly had been modified. The present study had the objective to analyses the relation between QVT and Power from the perceptions of university professors of courses of Administration in private Superior Teaching of Belo Horizonte. For in such a way, the model of the 8 dimensions of Walton (1973) for QVT. And it was used Power Scale of Bases of Being able of the Supervisor (EBPS), of French and Raven (1959), developed and validated for exploratory factorial analysis, being this validation in Brazil lead for Martins et al. (2006), that it contains 04 Bases of Being able. The research methodology was exploratory and quantitative. Whose specific objectives had been: to validate the research instrument, therefore, do not exist model of QVT of Walton with questions related to the Power, to relate the dimensions of the power with the QVT dimensions and to compare the dimensions of QVT and Power between the IES. One concludes it was possible to carry through and to fulfill what the research considered in its specific objectives. The gotten results had provided to a chance of reflection on the QVT and Power, as well as of its analysis.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho e poder: um estudo com professores de cursos de administração no setor privado de ensino superior em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples