Visibilidade em cadeias de suprimentos: antecedentes e implicações para as organizações
Visualizar/ Abrir
Data
2006Autor
Bagno, Sérgio Leal
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação aborda um tema vital para as organizações: a Visibilidade na gestão da cadeia
de suprimentos ou logística empresarial - uma área da administração que, em algumas
empresas tem absorvido mais de 30% das vendas (BALLOU, 2004), que é essencial no
atendimento aos clientes e também fator determinante para a estratégia competitiva das
empresas.
A potencialidade de gerar vantagem competitiva deixou de estar dentro dos limites de uma
organização e passou a estar distribuída entre os membros que compõem uma mesma cadeia.
Para atingir essa vantagem, devem ser estabelecidas condições para a otimização das
operações da cadeia sobre a perspectiva da Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM).
Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo explorar o conceito de Visibilidade ao
longo da cadeia de suprimentos, identificar seus antecedentes e avaliar o impacto estratégico
em sua gestão. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, após detalhado levantamento
bibliográfico, e a aplicação de questionários semi-estruturados, buscou identificar a maneira
como os gestores logísticos de diferentes organizações abordam o tema dentro de suas
respectivas cadeias, os principais antecedentes que caracterizam sua materialização, bem
como os impactos estratégicos provenientes de sua presença, em maior ou menor intensidade.
Como contribuição, o trabalho comprova a importância do tema dentro da Gestão da Cadeia
de Suprimentos, indica as pré-condições para seu estabelecimento e desenvolve a hipótese da
estratificação da Visibilidade em operacional e estratégica, a partir do grau de integração
funcional entre os diversos parceiros. This study discusses a vital subject for companies: Visibility in the Supply Chain
Management or Business Logistic. A business area that in some companies has absorbed
more than 30% of sales (BALLOU, 2004), which is essentially important in dealing with
clients as well as a significant factor to the companies’ competitiveness strategy.
The potentiality to generate competitive advantage is not within an organization limits
anymore but it is now shared among all the members of that chain itself. Optimization
conditions for the supply chain operations must be established under the Supply Chain
Management (SCM) perspective in order to meet such advantage.
In this context, the present work had as an objective to explore the concept of Visibility
throughout a supply chain, identify its antecedents and evaluate the strategic impacts on its
management.
After a well detailed bibliographical survey and the application of semi-structured
questionnaires, the applied and exploratory research, tried to identify the way logistic
managers of different organizations approach the subject within its respective chains, the main
antecedents which characterize its materialization, as well as the strategic impacts related to
its presence, in greater or minor intensity.
As a contribution, such research reveals the relevance of the Visibility within the Supply
Chain Management and it also indicates the pre-conditions for its establishment and develops
the stratification hypothesis of Visibility in operational and strategic levels by the degree of
functional integration among its several partners.