A influência da confiança e da identificação organizacional na motivação e no desempenho dos empregados
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Data
2016Autor
Araújo, Paulo Bittencourt de
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O atual cenário dos mercados concorrenciais, que tem se deparado com um nivelamento
no que diz respeito às informações de melhores práticas, tecnologias ou insumos, faz com que
as empresas passem a olhar cada vez mais para aqueles recursos com os quais elas sempre se
relacionaram, mas que nem sempre reconheceram a importância e a influência dos mesmos no
desempenho coorporativo: os recursos humanos. Desta maneira, este estudo buscou
desenvolver um modelo de que permitisse mensurar em que nível a confiança interpessoal e da
identificação organizacional influencia na motivação e no desempenho do empregado. Foi
realizado um survey numa empresa de logística situada na região metropolitana de Belo
Horizonte, coletando dados de 5 filiais, para que fosse possível analisá-las como uma empresa,
porém permitindo também que a comparação dos dados diagnosticasse qualquer ponto fora da
realidade de alguma filial em relação à organização como um todo. Foram aplicados
questionários aos empregados para que o preenchimento dos mesmos fosse analisado
estatisticamente. Como resultado, confirmou-se que existe uma influência entre a confiança nos
colegas de trabalho e no chefe direto no desempenho e a identificação organizacional,
identificação organizacional essa que, por sua vez, influencia positivamente na motivação do
empregado. Também foi confirmada a influência entre a motivação do empregado e o seu
desempenho. The current scenario of competitive markets, which has faced leveling with regard to
information on best practices, technologies or inputs, causes companies to look more and more
at those resources which they have always related, but did not always recognize the importance
and influence of the same in the corporate performance: human resources. In this way, the study
sought to develop a study model that allows measuring the influence of interpersonal trust and
organizational identification on employee motivation and performance. A survey was carried
out in a logistics company located in the metropolitan area of Belo Horizonte, collecting data
from 5 branches, so that it could be analyzed as a company, but also allowing the comparison
of the data to diagnose any point outside the reality of a subsidiary In relation to the organization
as a whole. Questionnaires were applied to the employees so that their completion was analyzed
statistically. As a result, it has been confirmed that there is an influence of trust on co-workers
and on the direct boss in organizational performance and identification, organizational
identification, which in turn positively influences employee motivation. The influence of
motivation on performance was also confirmed.