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    A influência da confiança e da identificação organizacional na motivação e no desempenho dos empregados

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    Mestrado em Administração FUMEC 2016 (3.165Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Araújo, Paulo Bittencourt de
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    O atual cenário dos mercados concorrenciais, que tem se deparado com um nivelamento no que diz respeito às informações de melhores práticas, tecnologias ou insumos, faz com que as empresas passem a olhar cada vez mais para aqueles recursos com os quais elas sempre se relacionaram, mas que nem sempre reconheceram a importância e a influência dos mesmos no desempenho coorporativo: os recursos humanos. Desta maneira, este estudo buscou desenvolver um modelo de que permitisse mensurar em que nível a confiança interpessoal e da identificação organizacional influencia na motivação e no desempenho do empregado. Foi realizado um survey numa empresa de logística situada na região metropolitana de Belo Horizonte, coletando dados de 5 filiais, para que fosse possível analisá-las como uma empresa, porém permitindo também que a comparação dos dados diagnosticasse qualquer ponto fora da realidade de alguma filial em relação à organização como um todo. Foram aplicados questionários aos empregados para que o preenchimento dos mesmos fosse analisado estatisticamente. Como resultado, confirmou-se que existe uma influência entre a confiança nos colegas de trabalho e no chefe direto no desempenho e a identificação organizacional, identificação organizacional essa que, por sua vez, influencia positivamente na motivação do empregado. Também foi confirmada a influência entre a motivação do empregado e o seu desempenho.
     
    The current scenario of competitive markets, which has faced leveling with regard to information on best practices, technologies or inputs, causes companies to look more and more at those resources which they have always related, but did not always recognize the importance and influence of the same in the corporate performance: human resources. In this way, the study sought to develop a study model that allows measuring the influence of interpersonal trust and organizational identification on employee motivation and performance. A survey was carried out in a logistics company located in the metropolitan area of Belo Horizonte, collecting data from 5 branches, so that it could be analyzed as a company, but also allowing the comparison of the data to diagnose any point outside the reality of a subsidiary In relation to the organization as a whole. Questionnaires were applied to the employees so that their completion was analyzed statistically. As a result, it has been confirmed that there is an influence of trust on co-workers and on the direct boss in organizational performance and identification, organizational identification, which in turn positively influences employee motivation. The influence of motivation on performance was also confirmed.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/865
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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