A influência dos valores, da motivação e das recompensas sobre o desempenho: um estudo com técnicos-administrativos de uma instituição de ensino superior privada
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Data
2021Autor
Miranda, Allyson Wanderley
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O objetivo principal deste estudo consistiu em verificar a influência dos valores, da
motivação e das recompensas sobre o desempenho dos técnicos-administrativos de
uma instituição de ensino superior privada a partir de um modelo estrutural hipotético.
A pesquisa de caráter descritivo e com abordagem quantitativa contou com a
aplicação de questionário do tipo survey. A amostra foi composta por 418
respondentes do corpo técnico-administrativo. O tratamento dos dados foi realizado
por meio de análises estatísticas, baseado na Modelagem de Equações Estruturais
com abordagem PLS (Partial Least Square), na verificação das relações entre os
construtos. Os resultados da pesquisa confirmaram as relações de influência dos
valores sobre a motivação e da motivação sobre o desempenho, com exceção da
influência das recompensas sobre o desempenho. As conclusões do estudo indicam
que os valores identificados explicam o comportamento motivacional dos técnicos no
trabalho, na promoção de um ambiente saudável, justo e uniforme, principalmente no
atendimento às necessidades em grupo, o que favorece o desempenho diário e o bom
funcionamento da instituição. As recompensas, por sua vez, representam apenas um
aspecto presente na relação de trabalho e que há outros fatores presentes na
instituição que influenciam o desempenho dos técnicos. The main objective of this study, based on a hypothetical structural model, was to verify
the influence of values, motivation and rewards on the performance of administrative
technicians working in a private higher education institution. The descriptive and
quantitative approach research was developed using the application of a survey
questionnaire. The sample consisted of 418 respondents from the technicaladministrative staff. Data were processed through statistical analyses, based on
Structural Equation Modeling with PLS (Partial Least Square) approach, in order to
verify the relationships between constructs. The results of the research confirmed the
influence of values under motivation and the influence of motivation on performance,
except the influence of rewards on performance. The conclusions indicate that the
identified values explain the motivational behavior of technicians at work, in order to
promote a healthy, fair and uniform environment, especially in meeting group needs,
which favors the daily performance and the proper functioning of the institution. The
rewards, in turn, represent only one aspect present in the work relationship and there
are other factors present in the institution that influence the performance of technicians
at work.