dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo avaliar a influência do contexto de mudanças organizacionais ocorridas
devido à pandemia de Covid-19 na satisfação no trabalho de servidores de uma instituição pública de
ensino. Para tanto, foi realizado um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um
questionário estruturado, que foi aplicado de forma online para docentes e técnicos administrativos em
educação (TAE) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Para atingir o objetivo proposto, foram
escolhidos dois modelos para mensuração dos construtos: a Escala de Contexto de Mudança
Organizacional e Escala de Satisfação no Trabalho, que são, respectivamente, das autoras Nery (2012)
e Siqueira (2008), além de questões demográficas. A pesquisa foi descritiva e quantitativa, com
estatística multivariada. Para isso, foi utilizado o aplicativo SMARTPLS, recomendado na literatura
para esse tipo de pesquisa. Os resultados demonstraram que o contexto das mudanças organizacionais
ocorridas influenciou positivamente a satisfação com os colegas, a chefia e a natureza do trabalho,
com destaque para a satisfação com a chefia. A análise dos dados também permitiu constatar que o
componente “risco e impacto das mudanças” influenciou negativamente o contexto de mudanças. Já o
componente “planejamento, preparo e experiências anteriores” à mudança influenciou positivamente o
contexto de mudança. Sugere-se que essa pesquisa seja reaplicada em outras situações de mudança
organizacional. Sugere-se, ainda, que em pesquisas futuras sejam realizadas entrevistas, para que os
servidores possam expressar suas opiniões e sentimentos em relação às mudanças e a gestão destas
interferindo na satisfação no trabalho. Sugere-se, ainda, para efeitos de confirmação, que esta pesquisa
seja aplicada em cada campus da instituição e em outras instituições públicas de ensino. | pt_BR |