A influência do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transmissão do conhecimento: estudo no setor público
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Data
2021Autor
Bicalho, Michelle de Rezende
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Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre a influência do
comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transferência do
conhecimento do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Para tal,
procurou-se analisar o nível de comprometimento afetivo, normativo e calculativo dos
servidores da organização; verificar o nível de satisfação no trabalho dos servidores da
organização e compreender a percepção da transferência do conhecimento na organização.
A pesquisa foi do tipo descritiva e qualitativa e os modelos utilizados para a mensuração dos
construtos foram: o questionário proposto por Allen e Meyer para aferir as dimensões do
comprometimento, a Escala de Satisfação no Trabalho - EST proposta por Siqueira (2008) e
as questões propostas por Martin-Perez e Martin-Cruz (2015) para avaliar o nível de
envolvimento do servidor em transferir seu conhecimento. A metodologia empregada foi
estatística univariada, bivariada e multivariada para análise dos dados, obtidos por
questionário online. A amostra foi composta por servidores ativos do IFMG-OP,
correspondendo a 266 servidores. Os resultados encontrados mostraram que servidores
que apresentam comprometimentos organizacionais afetivos e normativos são mais
satisfeitos no trabalho, a dimensão afetiva do comprometimento também influencia
positivamente na transferência do conhecimento. O comprometimento normativo não
apresentou uma relação significativa com a transferência do conhecimento, sugerindo que o
senso de cumprimento do dever não é capaz de despertar a vontade de se compartilhar
conhecimentos. Já o comprometimento organizacional calculativo não foi capaz de mostrar
um resultado significativo com os demais construtos, demonstrando que esta não é uma
dimensão interessante para esta Instituição, visto que ela pode refletir insatisfação e
indisposição do servidor em transferir conhecimentos. Além disso verificou-se, também, que
indivíduos mais satisfeitos são mais propensos em transmitir conhecimentos. As relações
evidenciadas nesta pesquisa apontam que para promover a transferência do conhecimento
as organizações podem utilizar como estratégia o investimento na satisfação do trabalho e
no comprometimento organizacional afetivo. Além disso, para alcançar melhoria na
satisfação do trabalho as organizações deveriam se dedicar no desenvolvimento do
comprometimento organizacional afetivo e normativo. Desta forma, as organizações devem
estar atentas pois a satisfação no trabalho não sofreu influência quando houve
comprometimento organizacional do tipo calculativo e a transferência do conhecimento
também não foi influída pelos comprometimentos organizacionais normativo e calculativo.
Este estudo trouxe contribuições acadêmicas ao relacionar conjuntamente três variáveis do
comportamento humano, o comprometimento organizacional em suas três dimensões, a
satisfação no trabalho e a transferência do conhecimento, identificando, quando presentes,
suas influências no Setor Público. Dadas as particularidades do setor público, os resultados
encontrados neste estudo podem diferir no setor privado, sendo esta uma limitação deste
trabalho. Sugere-se que outros estudos possam pesquisar a relação destes mesmos
construtos tanto no setor público quanto no privado, e em outro momento, distante do
período da pandemia pelo COVID-19, de forma a comparar os resultados com o desta
pesquisa.