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    A influência do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transmissão do conhecimento: estudo no setor público

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    Mestrado em Administração FUMEC 2021 (1.865Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Bicalho, Michelle de Rezende
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre a influência do comprometimento organizacional e da satisfação no trabalho na transferência do conhecimento do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Para tal, procurou-se analisar o nível de comprometimento afetivo, normativo e calculativo dos servidores da organização; verificar o nível de satisfação no trabalho dos servidores da organização e compreender a percepção da transferência do conhecimento na organização. A pesquisa foi do tipo descritiva e qualitativa e os modelos utilizados para a mensuração dos construtos foram: o questionário proposto por Allen e Meyer para aferir as dimensões do comprometimento, a Escala de Satisfação no Trabalho - EST proposta por Siqueira (2008) e as questões propostas por Martin-Perez e Martin-Cruz (2015) para avaliar o nível de envolvimento do servidor em transferir seu conhecimento. A metodologia empregada foi estatística univariada, bivariada e multivariada para análise dos dados, obtidos por questionário online. A amostra foi composta por servidores ativos do IFMG-OP, correspondendo a 266 servidores. Os resultados encontrados mostraram que servidores que apresentam comprometimentos organizacionais afetivos e normativos são mais satisfeitos no trabalho, a dimensão afetiva do comprometimento também influencia positivamente na transferência do conhecimento. O comprometimento normativo não apresentou uma relação significativa com a transferência do conhecimento, sugerindo que o senso de cumprimento do dever não é capaz de despertar a vontade de se compartilhar conhecimentos. Já o comprometimento organizacional calculativo não foi capaz de mostrar um resultado significativo com os demais construtos, demonstrando que esta não é uma dimensão interessante para esta Instituição, visto que ela pode refletir insatisfação e indisposição do servidor em transferir conhecimentos. Além disso verificou-se, também, que indivíduos mais satisfeitos são mais propensos em transmitir conhecimentos. As relações evidenciadas nesta pesquisa apontam que para promover a transferência do conhecimento as organizações podem utilizar como estratégia o investimento na satisfação do trabalho e no comprometimento organizacional afetivo. Além disso, para alcançar melhoria na satisfação do trabalho as organizações deveriam se dedicar no desenvolvimento do comprometimento organizacional afetivo e normativo. Desta forma, as organizações devem estar atentas pois a satisfação no trabalho não sofreu influência quando houve comprometimento organizacional do tipo calculativo e a transferência do conhecimento também não foi influída pelos comprometimentos organizacionais normativo e calculativo. Este estudo trouxe contribuições acadêmicas ao relacionar conjuntamente três variáveis do comportamento humano, o comprometimento organizacional em suas três dimensões, a satisfação no trabalho e a transferência do conhecimento, identificando, quando presentes, suas influências no Setor Público. Dadas as particularidades do setor público, os resultados encontrados neste estudo podem diferir no setor privado, sendo esta uma limitação deste trabalho. Sugere-se que outros estudos possam pesquisar a relação destes mesmos construtos tanto no setor público quanto no privado, e em outro momento, distante do período da pandemia pelo COVID-19, de forma a comparar os resultados com o desta pesquisa.
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/895
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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