Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância
Visualizar/ Abrir
Data
2021Autor
Figueiredo, Cleideni Alves de
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos
de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de
cursos de Gestão totalmente a distância de uma IES Privada e verificar os possíveis
impactos destas estratégias no desempenho dos alunos. Isto é, buscou-se identificar
as ações aplicadas pelos estudantes para facilitar e tornar possível a aprendizagem
dos conteúdos das disciplinas de seu curso superior. Para tanto, aplicou-se a
estratégia survey para coleta de dados em uma instituição de ensino superior
localizada em Belo Horizonte. Foi utilizada a escala adaptada de Zerbini e Abbad
(2008), totalizando uma amostra de 177 estudantes respondentes. A análise fatorial
exploratória encontrou sete fatores com boa aderência e confiabilidade: 1) processo
colaborativo; 2) estudo individualizado; 3) estratégias de Autorregulação; 4)
estratégias de Automotivação; 5) busca de ajuda complementar; 6) associação com
a prática e 7) estratégia de reforço. Por meio da análise dos resultados, não foram
evidenciadas estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do curso presencial
que fazem disciplina a distância que mereçam destaque. Já com relação às
estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos dos cursos totalmente a
distância, destacaram os constructos Estudos Individualizado, Estratégias de
automotivação e Associação com a Prática. Comparando as estratégias de
aprendizagem utilizadas pelos alunos de cursos presenciais que fazem disciplinas a
distância com as estratégias dos alunos de cursos totalmente a distância, constatouse que os indicadores Estudo Individualizado, Estratégias de Automotivação e
Associação com a Prática apresentaram valores significativamente (Valor-p<0,050)
maiores para os alunos de cursos totalmente a distância. Para verificar se as
estratégias tinham impacto sobre o desempenho dos cursos de forma geral e em
ambas as modalidades, os indicadores de estratégias de aprendizagem foram
correlacionados com o número de reprovações e o número de reprovações em
disciplinas virtuais, sendo que não houve correlação significativa (Valor-p>0,050)
entre os indicadores e os números de reprovações, tanto de forma geral quanto na
modalidade presencial e na modalidade totalmente a distância. The objective of this work was to analyze the learning strategies of classroom
students that take Management course and make the discipline distance and of
students that take the Management course fully distance of Private Higher Education
Institutions (ISEs) and check possible impacts of these strategies on student
performance. That is, sought to identify the actions applied by students to facilitate
and make the learning contents of the subjects of their college degree possible. For
this, a strategy survey for data collection in an institution of higher education, located
in Belo Horizonte was used. The scale adapted from Zerbini and Abbad (2008) was
used, totalizing in 177 students who answered the survey. The exploratory factor
analysis found seven factors with good adhesion and reliability: 1) collaborative
process; 2) individualized study; 3) self-regulation strategies; 4) Self-motivation
strategies; 5) seeking additional aid; 6) association with the practice and 7)
reinforcement strategy. Through the analysis of the results, learning strategies used
by students in the classroom course that make distance discipline that deserve
emphasis, were not highlighted. With regard to learning strategies used by the
students of distance courses, the constructs Individualized Studies, self-motivation
strategies and Association with the Practice were highlighted. Comparing the learning
strategies used by the students of classroom courses that make distance disciplines
with the strategies of students of distance courses, individualized study indicators,
Self-motivation strategies and association with the practice showed significant higher
values (p-value < 0.050) for the full distance students. To check if the strategies had
an impact on the performance of the courses in general and in both modes, learning
strategies indicators were correlated with the number of disapprovals and the number
of disapprovals in virtual courses, being that there was no significant correlation (pvalue > 0.050) between the indicators and the numbers of disapprovals, both in a
general form, on-site mode and fully distance course modality.