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    Estratégias de aprendizagem em cursos de gestão: um estudo comparativo entre os alunos dos cursos presenciais e a distância

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    Mestrado em Administração FUMEC 2021 (549.0Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Figueiredo, Cleideni Alves de
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
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    Resumo
    Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de aprendizagem de alunos de cursos de Gestão presenciais que fazem disciplina a distância e de alunos de cursos de Gestão totalmente a distância de uma IES Privada e verificar os possíveis impactos destas estratégias no desempenho dos alunos. Isto é, buscou-se identificar as ações aplicadas pelos estudantes para facilitar e tornar possível a aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de seu curso superior. Para tanto, aplicou-se a estratégia survey para coleta de dados em uma instituição de ensino superior localizada em Belo Horizonte. Foi utilizada a escala adaptada de Zerbini e Abbad (2008), totalizando uma amostra de 177 estudantes respondentes. A análise fatorial exploratória encontrou sete fatores com boa aderência e confiabilidade: 1) processo colaborativo; 2) estudo individualizado; 3) estratégias de Autorregulação; 4) estratégias de Automotivação; 5) busca de ajuda complementar; 6) associação com a prática e 7) estratégia de reforço. Por meio da análise dos resultados, não foram evidenciadas estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do curso presencial que fazem disciplina a distância que mereçam destaque. Já com relação às estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos dos cursos totalmente a distância, destacaram os constructos Estudos Individualizado, Estratégias de automotivação e Associação com a Prática. Comparando as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos de cursos presenciais que fazem disciplinas a distância com as estratégias dos alunos de cursos totalmente a distância, constatouse que os indicadores Estudo Individualizado, Estratégias de Automotivação e Associação com a Prática apresentaram valores significativamente (Valor-p<0,050) maiores para os alunos de cursos totalmente a distância. Para verificar se as estratégias tinham impacto sobre o desempenho dos cursos de forma geral e em ambas as modalidades, os indicadores de estratégias de aprendizagem foram correlacionados com o número de reprovações e o número de reprovações em disciplinas virtuais, sendo que não houve correlação significativa (Valor-p>0,050) entre os indicadores e os números de reprovações, tanto de forma geral quanto na modalidade presencial e na modalidade totalmente a distância.
     
    The objective of this work was to analyze the learning strategies of classroom students that take Management course and make the discipline distance and of students that take the Management course fully distance of Private Higher Education Institutions (ISEs) and check possible impacts of these strategies on student performance. That is, sought to identify the actions applied by students to facilitate and make the learning contents of the subjects of their college degree possible. For this, a strategy survey for data collection in an institution of higher education, located in Belo Horizonte was used. The scale adapted from Zerbini and Abbad (2008) was used, totalizing in 177 students who answered the survey. The exploratory factor analysis found seven factors with good adhesion and reliability: 1) collaborative process; 2) individualized study; 3) self-regulation strategies; 4) Self-motivation strategies; 5) seeking additional aid; 6) association with the practice and 7) reinforcement strategy. Through the analysis of the results, learning strategies used by students in the classroom course that make distance discipline that deserve emphasis, were not highlighted. With regard to learning strategies used by the students of distance courses, the constructs Individualized Studies, self-motivation strategies and Association with the Practice were highlighted. Comparing the learning strategies used by the students of classroom courses that make distance disciplines with the strategies of students of distance courses, individualized study indicators, Self-motivation strategies and association with the practice showed significant higher values (p-value < 0.050) for the full distance students. To check if the strategies had an impact on the performance of the courses in general and in both modes, learning strategies indicators were correlated with the number of disapprovals and the number of disapprovals in virtual courses, being that there was no significant correlation (pvalue > 0.050) between the indicators and the numbers of disapprovals, both in a general form, on-site mode and fully distance course modality.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/910
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
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