• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Teses
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Relações entre os construtos sucesso na carreira, satisfação com a carreira e comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de ensino superior

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Doutorado em Administração FUMEC 2015 (874.7Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Visentin, Izabela Calegário
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta tese contempla a temática da gestão de carreiras no contexto contemporâneo no qual ocorrem profundas mudanças na natureza no mundo do trabalho com reflexos nas trajetórias profissionais, com base em Hall (2002), Inglehart e Welzel (2005) e Savickas, (2012). O estudo apresenta novas concepções que se caracterizam pelo protagonismo do indivíduo na gestão de sua carreira e pela valorização da carreira sob uma perspectiva mais subjetiva trazendo à tona, por conseguinte, os conceitos de sucesso objetivo, sucesso subjetivo, satisfação e comprometimento com a carreira. Assim, esta pesquisa teve o intuito de observar se existem possíveis associações ou interseções entre esses construtos, hipotetizando que possam estar interrelacionados, conforme estudos de Poon (2004), Ballout (2009), Aryee e Tan (1992), Aryee e Debrah (1993), Goulet e Singh’s (2002), Day e Allen (2004), Fu (2010), Myrtle et al. (2011) e Kong et al. (2012). Adota o método quantitativo sob o formato da modelagem de equação estrutural, criando e analisando dois modelos para testar suas hipóteses, em especial, para a categoria profissional do docente do ensino superior no Brasil. Os resultados indicam que a satisfação com a carreira influencia o comprometimento com a carreira e que a satisfação com a carreira e o comprometimento com a carreira influenciam positivamente o sucesso subjetivo e, por fim, que a satisfação com a carreira influencia também o sucesso objetivo. Ou seja, se o docente do ensino superior sente que tem satisfação com a carreira, ele tenderá a ser Também se o docente é comprometido e satisfeito com sua carr enireala e lceo tmenpdroemráe ati dteor. uma percepção de sucesso subjetivo. Esse tipo de sucesso é, assim, de natureza subjetiva, não se relacionando com recompensas financeiras e, sim, com a identificação com o trabalho que se desenvolve. Ressalta-se, assim, a contribuição desta tese para a academia, com a proposição de um modelo robusto que relaciona os construtos satisfação com a carreira, comprometimento com a carreira e percepção de sucesso (subjetivo e objetivo) na carreira, embasado teoricamente - por meio de diversos estudos nacionais e internacionais realizados dentro dessa linha – e empiricamente, com base análise fatorial exploratória e confirmatória dos resultados da presente pesquisa. E, também, com a comprovação de que as escalas que avaliam esses construtos abordam aspectos distintos entre si, embora bastante relacionados. Vale apontar, além disso, a contribuição metodológica desta tese, quanto à revalidação das escalas utilizadas que haviam sido traduzidas para o português, adaptadas para nossa realidade e validadas outros públicos ou populações.
     
    This thesis considers the theme of career management in the contemporary context in which there are profound changes in the nature in the working world reflected in professional careers on the basis of Hall (2002), Inglehart and Welzel (2005) and Savickas (2012). The study presents new concepts that are characterized by the individual's role in managing their careers and career enhancement in a more subjective perspective bringing out therefore successful goal of the concepts, subjective success, satisfaction and commitment to career. Thus, this research aimed to observe whether there are possible associations or intersections between these constructs, hypothesizing that may be interrelated, as studies Poon (2004), and Hassan Ballout (2009), Aryee and Tan (1992); Aryee and Debrah (1993), Goulet and Singh's (2002), Day and Allen (2004), Fu Jen-Ruei Fu (2010), Myrtle, Chen, Lui and Fahey (2011) and Kong et al. (2012). Adopts quantitative method in the shape of the structural equation modeling for creating and analyzing two models to test their assumptions, particularly for the professional category of higher education teaching in the Brazil. The results indicate that career satisfaction influences the commitment to career and the career satisfaction and career commitment positively influence the subjective success and, finally, that the career satisfaction also influences the success goal. That is, if the teaching of higher education feel you have career satisfaction it will tend to be compromised in this career. Also if the teacher is committed and satisfied with your career it will tend to be subjective type of success is subjective in nature, not related with financial re swuacrcdess sb.u Tt hbiys identifying with the work develops. It is noteworthy, therefore, the contribution of this thesis is to the gym, with the proposal of a robust model that relates the satisfaction constructs with career, career commitment and success of perception (subjective and objective) career, grounded in theory - through various national and international studies along these lines - and empirically based exploratory and confirmatory factor analysis of the results of this research. And also with the evidence that the scales that assess these constructs discuss different aspects with each other, although closely related. It is worth pointing out, moreover, the methodological contribution of this thesis, as the revalidation of scales used that had been translated into Portuguese, adapted for our reality and validated for other publics or populations.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/955
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Teses

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião