Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKilimnik, Zélia Miranda
dc.contributor.authorVisentin, Izabela Calegário
dc.date.accessioned2022-09-26T17:02:46Z
dc.date.available2022-09-26T17:02:46Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/955
dc.descriptionTrabalho inserido conforme recebido do autor, sem ata da banca/folha de aprovação com as devidas assinaturas.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese contempla a temática da gestão de carreiras no contexto contemporâneo no qual ocorrem profundas mudanças na natureza no mundo do trabalho com reflexos nas trajetórias profissionais, com base em Hall (2002), Inglehart e Welzel (2005) e Savickas, (2012). O estudo apresenta novas concepções que se caracterizam pelo protagonismo do indivíduo na gestão de sua carreira e pela valorização da carreira sob uma perspectiva mais subjetiva trazendo à tona, por conseguinte, os conceitos de sucesso objetivo, sucesso subjetivo, satisfação e comprometimento com a carreira. Assim, esta pesquisa teve o intuito de observar se existem possíveis associações ou interseções entre esses construtos, hipotetizando que possam estar interrelacionados, conforme estudos de Poon (2004), Ballout (2009), Aryee e Tan (1992), Aryee e Debrah (1993), Goulet e Singh’s (2002), Day e Allen (2004), Fu (2010), Myrtle et al. (2011) e Kong et al. (2012). Adota o método quantitativo sob o formato da modelagem de equação estrutural, criando e analisando dois modelos para testar suas hipóteses, em especial, para a categoria profissional do docente do ensino superior no Brasil. Os resultados indicam que a satisfação com a carreira influencia o comprometimento com a carreira e que a satisfação com a carreira e o comprometimento com a carreira influenciam positivamente o sucesso subjetivo e, por fim, que a satisfação com a carreira influencia também o sucesso objetivo. Ou seja, se o docente do ensino superior sente que tem satisfação com a carreira, ele tenderá a ser Também se o docente é comprometido e satisfeito com sua carr enireala e lceo tmenpdroemráe ati dteor. uma percepção de sucesso subjetivo. Esse tipo de sucesso é, assim, de natureza subjetiva, não se relacionando com recompensas financeiras e, sim, com a identificação com o trabalho que se desenvolve. Ressalta-se, assim, a contribuição desta tese para a academia, com a proposição de um modelo robusto que relaciona os construtos satisfação com a carreira, comprometimento com a carreira e percepção de sucesso (subjetivo e objetivo) na carreira, embasado teoricamente - por meio de diversos estudos nacionais e internacionais realizados dentro dessa linha – e empiricamente, com base análise fatorial exploratória e confirmatória dos resultados da presente pesquisa. E, também, com a comprovação de que as escalas que avaliam esses construtos abordam aspectos distintos entre si, embora bastante relacionados. Vale apontar, além disso, a contribuição metodológica desta tese, quanto à revalidação das escalas utilizadas que haviam sido traduzidas para o português, adaptadas para nossa realidade e validadas outros públicos ou populações.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis considers the theme of career management in the contemporary context in which there are profound changes in the nature in the working world reflected in professional careers on the basis of Hall (2002), Inglehart and Welzel (2005) and Savickas (2012). The study presents new concepts that are characterized by the individual's role in managing their careers and career enhancement in a more subjective perspective bringing out therefore successful goal of the concepts, subjective success, satisfaction and commitment to career. Thus, this research aimed to observe whether there are possible associations or intersections between these constructs, hypothesizing that may be interrelated, as studies Poon (2004), and Hassan Ballout (2009), Aryee and Tan (1992); Aryee and Debrah (1993), Goulet and Singh's (2002), Day and Allen (2004), Fu Jen-Ruei Fu (2010), Myrtle, Chen, Lui and Fahey (2011) and Kong et al. (2012). Adopts quantitative method in the shape of the structural equation modeling for creating and analyzing two models to test their assumptions, particularly for the professional category of higher education teaching in the Brazil. The results indicate that career satisfaction influences the commitment to career and the career satisfaction and career commitment positively influence the subjective success and, finally, that the career satisfaction also influences the success goal. That is, if the teaching of higher education feel you have career satisfaction it will tend to be compromised in this career. Also if the teacher is committed and satisfied with your career it will tend to be subjective type of success is subjective in nature, not related with financial re swuacrcdess sb.u Tt hbiys identifying with the work develops. It is noteworthy, therefore, the contribution of this thesis is to the gym, with the proposal of a robust model that relates the satisfaction constructs with career, career commitment and success of perception (subjective and objective) career, grounded in theory - through various national and international studies along these lines - and empirically based exploratory and confirmatory factor analysis of the results of this research. And also with the evidence that the scales that assess these constructs discuss different aspects with each other, although closely related. It is worth pointing out, moreover, the methodological contribution of this thesis, as the revalidation of scales used that had been translated into Portuguese, adapted for our reality and validated for other publics or populations.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectSucessopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectProfessores universitáriospt_BR
dc.titleRelações entre os construtos sucesso na carreira, satisfação com a carreira e comprometimento com a carreira: um estudo com docentes de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples