Princípios e valores dominantes na escola católica de educação básica no Brasil
Visualizar/ Abrir
Data
2007Autor
Gameiro, Roberto Valentim da Silva
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
Mostrar registro completoResumo
Este estudo, de característica predominantemente qualitativa, enfoca a identificação de princípios e valores que norteiam a atuação da Escola Católica no Brasil e objetiva contribuir para a instrumentalização das escolas na confecção e atualização de seus Planos Estratégicos, buscando clareza na explicitação da sua identidade. Parte da premissa de que princípios são características perenes da organização, que, conseqüentemente, ela não se dispõe a mudar; são as crenças básicas, o credo da instituição, as motivações fundacionais, enfim, aquilo em que se acredita como justificativa
da sua existência e que, se forem mudados, se perderá a razão de ser da organização, e que valores são características da organização que constituem virtudes, qualidades e méritos considerados importantes para o cumprimento da missão e para perenizar os princípios; devem ser preservados e incentivados, mas podem ser classificados numa escala entre extremos, como, por exemplo, centrais e periféricos.
Os princípios e os valores foram, predominantemente, levantados pela análise de artigos escritos de 1980 em diante, e através de entrevistas. This study, predominantly qualitative, focus on identifying values and principles that lead the acting of Brazilian Catholic Schools. It aims at contributing to the instrumentation of schools when they are making and updating their strategic planning, and seeking to be comprehensible when elucidating their identities.
It departs from the premise that principles are stable characteristics of organizations, which consequently do not want to change. They are fundamental beliefs, the creed of the organization, the foundational motivations. In a nutshell, they are what is believed to be the validation of their existence. If principles are changed, the organization verve is lost. Moreover, their virtues, quality and merit must be preserved and stimulated, as they are significant to mission accomplishment and to establish principles. Nevertheless, principles can be placed under a scale between edges, such as central and peripheral. The principles
and values were, predominantly, obtained from the analysis of articles written since 1980, and from interviews.