• Entrar
    Ver item 
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Repositório Institucional - FUMEC
    • FUMEC
    • FACE
    • Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Princípios e valores dominantes na escola católica de educação básica no Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Mestrado em Administração FUMEC 2007 (1.410Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Gameiro, Roberto Valentim da Silva
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este estudo, de característica predominantemente qualitativa, enfoca a identificação de princípios e valores que norteiam a atuação da Escola Católica no Brasil e objetiva contribuir para a instrumentalização das escolas na confecção e atualização de seus Planos Estratégicos, buscando clareza na explicitação da sua identidade. Parte da premissa de que princípios são características perenes da organização, que, conseqüentemente, ela não se dispõe a mudar; são as crenças básicas, o credo da instituição, as motivações fundacionais, enfim, aquilo em que se acredita como justificativa da sua existência e que, se forem mudados, se perderá a razão de ser da organização, e que valores são características da organização que constituem virtudes, qualidades e méritos considerados importantes para o cumprimento da missão e para perenizar os princípios; devem ser preservados e incentivados, mas podem ser classificados numa escala entre extremos, como, por exemplo, centrais e periféricos. Os princípios e os valores foram, predominantemente, levantados pela análise de artigos escritos de 1980 em diante, e através de entrevistas.
     
    This study, predominantly qualitative, focus on identifying values and principles that lead the acting of Brazilian Catholic Schools. It aims at contributing to the instrumentation of schools when they are making and updating their strategic planning, and seeking to be comprehensible when elucidating their identities. It departs from the premise that principles are stable characteristics of organizations, which consequently do not want to change. They are fundamental beliefs, the creed of the organization, the foundational motivations. In a nutshell, they are what is believed to be the validation of their existence. If principles are changed, the organization verve is lost. Moreover, their virtues, quality and merit must be preserved and stimulated, as they are significant to mission accomplishment and to establish principles. Nevertheless, principles can be placed under a scale between edges, such as central and peripheral. The principles and values were, predominantly, obtained from the analysis of articles written since 1980, and from interviews.
     
    URI
    https://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/971
    xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
    • Dissertações

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Entre em contato | Deixe sua opinião