Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Luiz Antonio Antunes
dc.contributor.authorGameiro, Roberto Valentim da Silva
dc.date.accessioned2023-09-26T22:01:23Z
dc.date.available2023-09-26T22:01:23Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/971
dc.description.abstractEste estudo, de característica predominantemente qualitativa, enfoca a identificação de princípios e valores que norteiam a atuação da Escola Católica no Brasil e objetiva contribuir para a instrumentalização das escolas na confecção e atualização de seus Planos Estratégicos, buscando clareza na explicitação da sua identidade. Parte da premissa de que princípios são características perenes da organização, que, conseqüentemente, ela não se dispõe a mudar; são as crenças básicas, o credo da instituição, as motivações fundacionais, enfim, aquilo em que se acredita como justificativa da sua existência e que, se forem mudados, se perderá a razão de ser da organização, e que valores são características da organização que constituem virtudes, qualidades e méritos considerados importantes para o cumprimento da missão e para perenizar os princípios; devem ser preservados e incentivados, mas podem ser classificados numa escala entre extremos, como, por exemplo, centrais e periféricos. Os princípios e os valores foram, predominantemente, levantados pela análise de artigos escritos de 1980 em diante, e através de entrevistas.pt_BR
dc.description.abstractThis study, predominantly qualitative, focus on identifying values and principles that lead the acting of Brazilian Catholic Schools. It aims at contributing to the instrumentation of schools when they are making and updating their strategic planning, and seeking to be comprehensible when elucidating their identities. It departs from the premise that principles are stable characteristics of organizations, which consequently do not want to change. They are fundamental beliefs, the creed of the organization, the foundational motivations. In a nutshell, they are what is believed to be the validation of their existence. If principles are changed, the organization verve is lost. Moreover, their virtues, quality and merit must be preserved and stimulated, as they are significant to mission accomplishment and to establish principles. Nevertheless, principles can be placed under a scale between edges, such as central and peripheral. The principles and values were, predominantly, obtained from the analysis of articles written since 1980, and from interviews.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolas católicas – Brasil – Tesespt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos religiosospt_BR
dc.titlePrincípios e valores dominantes na escola católica de educação básica no Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples