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dc.contributor.advisorPardini, Daniel Jardim
dc.contributor.authorAmaral, Jeferson Ney
dc.date.accessioned2025-03-17T16:13:48Z
dc.date.available2025-03-17T16:13:48Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/1019
dc.description.abstractEste estudo trata de uma investigação sobre o funcionamento de micro e pequenas empresas que utilizam estratégias cooperativas por meio de redes organizacionais. Seu objetivo principal foi descobrir se esse tipo de atuação influencia na competitividade e na longevidade dessas organizações. Para a realização da pesquisa foram analisadas quatro empresas do segmento varejista de farmácias, divididas em dois grupos: empresas que funcionam em rede e empresas que não operam sob rede. Foi utilizada na pesquisa a metodologia de estudo de casos múltiplos e a técnica de amostragem por conveniência. Para a análise dos casos foi adotada a solução heurística, que consiste em analisar separadamente cada grupo de caso e comparar os resultados obtidos. A análise dos dados sugere que o conceito de uma empresa competindo isoladamente com seus concorrentes tem-se tornado gradativamente defasado, uma vez que se percebe um impacto, cada vez maior, dos complementadores e parceiros no fortalecimento e na melhoria do desempenho financeiro, social e organizacional de empresas que atuam sob rede. Analisando as experiências descritas pelos dirigentes das farmácias, independente de participarem ou não de redes cooperativas, foi possível perceber que eles buscam o que é preconizado como as grandes vantagens de se trabalhar em rede e que podem se beneficiar dessas vantagens, sendo a atuação em rede uma forma para aumentar a competitividade e a longevidade dos negóciospt_BR
dc.description.abstractThis study treats-deal with an inquiry about the operation of micro and small Business that utilize cooperative strategies, by means of organizational networks. Its main objective is to uncover if this kind of action influences the competitiveness and the longevity of these organizations. For the achievement of this goal, join companies were analyzed of the retail segment of pharmacies, divided in two groups: companies that function in network and companies that do not operate under a network. This research was based in the methodology of multiple case studies and to technical of sample by convenience. For the analysis of the cases, it was adopted the heuristic, approach that consists of analyze separately each group of the case and in comparing the results obtained. The analysis of the facts of the research suggests that the image of a company, competing isolated with his competitors, have gradually shown a deficit, since is perceived an impact, bigger each time, of the partners in the strengthening and in the improvement of the social, financial and organizational, performance of companies that act under a network. Analyzing the experiences described by the owners and directors of the companies, who had participate or not of cooperative nets, was possible to perceive that they seek what is advocated as the big advantages of working in network and that they are able to gain those advantages, being this action in network, a way to increase to competitiveness and the longevity of the businesspt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectPequena e médias empresaspt_BR
dc.subjectComércio Varejistapt_BR
dc.titleCompetitividade e longevidade de micro e pequenas empresas que atuam ou não em rede: um estudo comparativo de farmácias em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertationpt_BR


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