Competitividade e longevidade de micro e pequenas empresas que atuam ou não em rede: um estudo comparativo de farmácias em Belo Horizonte
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Data
2007Autor
Amaral, Jeferson Ney
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Este estudo trata de uma investigação sobre o funcionamento de micro e pequenas empresas
que utilizam estratégias cooperativas por meio de redes organizacionais. Seu objetivo
principal foi descobrir se esse tipo de atuação influencia na competitividade e na longevidade
dessas organizações. Para a realização da pesquisa foram analisadas quatro empresas do
segmento varejista de farmácias, divididas em dois grupos: empresas que funcionam em rede
e empresas que não operam sob rede. Foi utilizada na pesquisa a metodologia de estudo de
casos múltiplos e a técnica de amostragem por conveniência. Para a análise dos casos foi
adotada a solução heurística, que consiste em analisar separadamente cada grupo de caso e
comparar os resultados obtidos. A análise dos dados sugere que o conceito de uma empresa
competindo isoladamente com seus concorrentes tem-se tornado gradativamente defasado,
uma vez que se percebe um impacto, cada vez maior, dos complementadores e parceiros no
fortalecimento e na melhoria do desempenho financeiro, social e organizacional de empresas
que atuam sob rede. Analisando as experiências descritas pelos dirigentes das farmácias,
independente de participarem ou não de redes cooperativas, foi possível perceber que eles
buscam o que é preconizado como as grandes vantagens de se trabalhar em rede e que podem
se beneficiar dessas vantagens, sendo a atuação em rede uma forma para aumentar a
competitividade e a longevidade dos negócios This study treats-deal with an inquiry about the operation of micro and small Business that
utilize cooperative strategies, by means of organizational networks. Its main objective is to
uncover if this kind of action influences the competitiveness and the longevity of these
organizations. For the achievement of this goal, join companies were analyzed of the retail
segment of pharmacies, divided in two groups: companies that function in network and
companies that do not operate under a network. This research was based in the methodology
of multiple case studies and to technical of sample by convenience. For the analysis of the
cases, it was adopted the heuristic, approach that consists of analyze separately each group of
the case and in comparing the results obtained. The analysis of the facts of the research
suggests that the image of a company, competing isolated with his competitors, have
gradually shown a deficit, since is perceived an impact, bigger each time, of the partners in
the strengthening and in the improvement of the social, financial and organizational,
performance of companies that act under a network. Analyzing the experiences described by
the owners and directors of the companies, who had participate or not of cooperative nets, was
possible to perceive that they seek what is advocated as the big advantages of working in
network and that they are able to gain those advantages, being this action in network, a way to
increase to competitiveness and the longevity of the business