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dc.contributor.advisorLa Falce, Jefferson Lopes
dc.contributor.authorMaciel, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2019-05-14T00:34:16Z
dc.date.available2019-05-14T00:34:16Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttps://repositorio.fumec.br/xmlui/handle/123456789/106
dc.description.abstractO avanço tecnológico, novos processos e a experiência acumulada da humanidade em projetos de infraestrutura, tais como pontes, rodovias, ferrovias, metrôs, ou em projetos de engenharia de forma geral, têm sido insuficientes para evitar as onipresentes falhas representadas por atrasos e sobrecustos dos projetos. Descumprir prazos e/ou dispender custos extras nos projetos podem impactar negativamente a sobrevivência de indivíduos, grupos, organizações, sociedades e países. A academia indica que as falhas no cumprimento das metas dos projetos (FCMP) partem mais de decisões gerenciais do que de técnicas. Assim, alguns estudiosos apontaram o foco para a compreensão dos agentes em relação à parte conceitual do que é projeto e gerenciamento de projetos. Este estudo, ao revisar a literatura sobre esse assunto, identificou três pilares teóricos pelos quais os agentes compreendem o projeto e o gerenciamento de projetos: processo (de decisão), modos de pensar racional e intuitivo e riscos e incertezas. Para extrair a compreensão de agentes a respeito do caráter gerencial das decisões, a academia recomenda evitar estudos de laboratório e se aproximar da realidade do contexto da decisão gerencial. Dessa maneira, esta pesquisa configura-se como um estudo de caso de um projeto de engenharia real no qual se envolveram oito empresas distintas, das quais gestores e decisores participaram de uma pesquisa de abordagem mista QUANTI+QUALI e responderam a dois questionários. O primeiro questionário com escala “Likert” de 5 pontos relativo à etapa QUANTI (Rational-Experiential Inventory (REI); o segundo questionário do tipo semiestruturado, correspondente à etapa QUALI. Os resultados quantitativos e qualitativos das entrevistas dos participantes foram matricialmente confrontados e relacionados às teorias de decisão, dual, e probabilística. A análise final sugere que os agentes decisores, gerentes e coordenadores de projetos são geradores de FCMP por falta de compreensão dos pilares teóricos: processo (de decisão), modos de pensar racional e intuitivo, e riscos e incertezas, com maior impacto para este último. Enxergar a decisão como um processo constituído de partes, avaliar e equilibrar os aspectos racionais e intuitivos nas decisões e, fundamentalmente, reconhecer a diferença entre risco e incerteza podem reduzir a geração das FCMP. Portanto a contribuição desta pesquisa, além da forma de abordagem metodológica, foi identificar as causas das FCMP e, prescritivamente, estabelecer orientações para os agentes decisores envolvidos no gerenciamento de projetos, com a finalidade de mitigar a geração das FCMP.pt_BR
dc.description.abstractTechnological advancement, new processes and humankind's accumulated experience in infrastructure projects, such as bridges, highways, railways, subways, or engineering projects, in general, have been insufficient to avoid the omnipresent failures represented by delays and overcosts. Failure to meet deadlines and / or spend extra costs on projects can adversely impact the survival of individuals, groups, organizations, societies, and countries. The academy indicates that failures to achieve project goals (FAPG) stem from more managerial rather than technical decisions. Thus, some scholars have pointed out the focus to the understanding of the agents in relation to the concept of project and project management. This study, when reviewing literature in this sense, identified three theoretical pillars by which agents understand project and project management: process (decision making), rational and intuitive modes of thinking, and risks and uncertainties. To extract the understanding of agents regarding the managerial character of the decisions, the academy recommends avoiding laboratory studies and approaching the reality of the context of the managerial decision. Thus, through a case study, in a real engineering project, where eight different companies were involved, managers and decision makers of these companies participated in a QUAN + QUAL mixed approach survey and answered two questionnaires. The first questionnaire was a 5-point Likert scale for QUAN stage (Rational-Experiential Inventory - REI), and the second, semi-structured questionnaire, corresponding to the QUAL stage. The quantitative and qualitative results of the participants' interviews were matrically confronted and related to the dual, probabilistic and decision theories. The final analysis suggests that decision makers, managers and project coordinators are generators of FAPG by not understanding the theoretical pillars: decision process, rational and intuitive modes of thinking, and risks and uncertainties, with greater impact for this last. Seeing the decision as a process and consisting of parts, evaluating and balancing the rational and intuitive aspects in the decisions, and fundamentally recognizing the difference between risk and uncertainty can reduce the generation of the FAPG. Therefore, the contribution of this research, in addition to the methodological approach, was to identify the causes of FAPG, and prescriptively establish guidelines for the decision-makers involved in project management, in order to mitigate the generation of FAPG.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectProjetos de engenhariapt_BR
dc.titleTomada de decisão em cenário de incerteza: análise das origens das falhas gerenciais em um empreendimento de engenhariapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.programMestrado em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsFUMECpt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Ciências Empresariaispt_BR


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